Como instalar Apps direto no cartão SD – Android

Por | Dezembro 14, 2015

O Android possui uma opção “nativa” que permite mover os aplicativos instalados para o cartão SD. No entanto, pode existir situações em que o usuário pretende instalar aplicativos diretamente no cartão SD.

Dessa forma, torna-se possível instalar aplicativos de enorme dimensão, mesmo em dispositivos com memória interna limitada.

Para alterar o diretório de instalação, será necessário usar o programa “Android Debug Bridge” incluído no Google Android SDK, ou usar o aplicativo Link2SD.




Como instalar Apps direto no cartão SD – Android

1. Em primeiro lugar, será necessário ativar a depuração por USB. Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” (ou Definições) – Opções de Desenvolvedor (ativar se necessário). Ative a “Depuração USB”.

depuracao usb android-min

2. Agora será necessário instalar os programas Java SDK e Google Android SDK (poderá instalar apenas as ferramentas SDK).

android sdk install

3. Execute o programa “SDK Manager” e marque a caixa de seleção “Android SDK Platform-tools” para proceder à instalação da ferramenta.

instalar sdk-min

4. Aceda ao diretório de instalação das ferramentas SDK, que poderá encontrar na janela do programa.

diretório sdk

Mantenha a tecla “SHIFT” pressionada e com o botão direito do rato, selecione “Abrir janela de comando aqui”.

linha de comandos sdk

4. Agora, deverá conectar o seu dispositivo Android ao computador. Se tudo correr bem, os drivers necessários serão instalados automaticamente. Por fim basta digitar os seguintes comandos:

adb devices

Isto irá verificar se o programa conseguiu detectar o seu dispositivo conectado. Em caso afirmativo, surgirá o nome do dipositivo conectado. Em caso negativo, obterá uma mensagem de erro indicando que o dispositivo não foi encontrado (not found), o que poderá indiciar um problema com os drivers (reinstalar pode ser a solução).

linha de comandos sdk

Para terminar, digite o comando:

pm set-install-location 2

  • Localização 0 – Memória interna;
  • Localização 1 – Memória do dispositivo;
  • Localização 2 – Cartão SD;




Alternativa…

Se achou todo o processo muito complicado (e demorado), poderá usar o aplicativo Link2SD para alterar o diretório de instalação do Android.

Para usar esta funcionalidade, o seu dispositivo deverá estar roteado (saiba como fazer root no Android). Comece por instalar o Link2SD no seu dispositivo Android e execute o aplicativo.

instalar Apps direto no cartão SD

Agora toque no botão de opções (3 pontos) e selecione “Configurações”. Aceda à opção “Local de instalação” para definir onde devem ser instalados os novos aplicativos. Está pronto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *