Como atualizar o Android (tudo o que precisa saber)

Por | Janeiro 26, 2016

Manter o seu dispositivo Android atualizado, é essencial para garantir uma melhor performance e segurança do seu dispositivo, bem como ter acesso às funcionalidades mais recentes.

O Google (desenvolvedor do sistema Android), lança várias atualizações durante o ano. No entanto, essas atualizações raramente chegam ao utilizador final. Saiba como contornar a situação e atualizar o Android em poucos minutos.

Como atualizar o Android

Porque não recebo atualizações?

Após a compra do dispositivo Android, é normal que o utilizador receba “apenas” uma ou duas atualizações. A grande exceção será nos dispositivos topo de gama, que recebem um suporte mais abrangente. Mas por que razão isto acontece?




Sempre que o Google lança uma nova atualização, os fabricantes tem de testar e adaptar os dispositivos à nova configuração do sistema. Esse “esforço”, em muitos casos não é “compensatório”.

Por outro lado, existem situações em que não é possível atualizar o Android por falta de requisitos (processador, memória RAM, etc). Mesmo que o utilizador force a atualização para novas versões do Android, estará sempre limitado às capacidades do dispositivo.

Por exemplo, não seria expectável, que um dispositivo “antigo” que possua a versão 2.2 (Froyo), consiga executar as versões mais recentes (Android 5.0 – Lollipop ou 6.0 Marshmallow).

Como atualizar o Android?

Existem duas formas de atualizar o seu Android: através das configurações do dispositivo, ou instalando uma ROM personalizada.




1. Atualizar através das configurações

Para atualizar o seu Android através das configurações do sistema basta aceder ao menu “Configurações” – Sobre o Telefone (ou Sobre o Tablet) – Atualização de Software.

O seu dispositivo Android irá pesquisar se existem novas atualizações. Em caso afirmativo, dá-se início à transferência (de preferência via Wi-Fi) e instalação da nova atualização.

atualizar o android-min

2. ROM personalizada

O Android é um sistema “Open Source”, o que significa que toda a gente pode usar e editar livremente. Essa “liberdade” é usada por milhares de entusiastas do Android, que aproveitam para criar as suas próprias ROMs personalizadas.

Umas das comunidades de ROMs personalizadas mais conhecidas é a CyanogenMod. Faça uma visita ao Website da CyanogenMod e verifique se existem atualizações para o seu dispositivo.

thumbnail cyanogenmod

Em caso afirmativo, poderá instalar a ROM personalizada no seu dispositivo, no entanto, deve ter em consideração os seguintes aspetos:

  • Mudar a ROM invalida a garantia;
  • Existe a possibilidade da atualização falhar e o seu dispositivo deixar de funcionar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *