Características dos cartões SD compatíveis com gravação de vídeo 4K

Por | Março 27, 2018

Com a chegada dos vídeos em 4K (Ultra HD), houve uma enorme necessidade de se adaptarem diversos dispositivos para essa possibilidade. Assim, a SD Association trabalhou no sentido de criar cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K. Estes cartões são conhecidos como Ultra High Speed (UHS) Class 2 (U3).

Apesar desse recurso ser usado, em grande parte, em equipamentos profissionais, tem-se expandido a captura de vídeos em 4K para gadgets comuns, embora aos poucos (por exemplo, no Sony Xperia XZ2).

sony xperia xz2

Os equipamentos eletrônicos têm uma alta exigência em termos de hardware, e precisam de um dispositivo de armazenamento suficientemente rápido para manter a qualidade de imagem. Caso contrário o vídeo apresentará falhas ao gravar com essa resolução.




Por isso existiu a necessidade urgente de criar cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K, os quais oferecessem as características necessárias para suportar esse tipo de gravação.

Aqui vamos esclarecer um pouco sobre esses novos cartões, e quais as suas características, as quais diferem em grande parte dos cartões de memória comuns.

Cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K

Estes novos cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K têm uma velocidade de transferência de dados maior, de forma a suportar essas gravações de vídeos em 4K. Todos os UHS Speed Class 3 gravam, no mínimo, a uma velocidade de 30 MB/s.




Para ter uma ideia de quão rápida é a gravação, nos UHS Speed Class 1 têm uma taxa mínima de gravação de 10 MB/s. Quanto à velocidade máxima, enquanto no UHS-I é de 104 MB/s, no USH-II é de 312 MB/s.

No entanto, vale lembrar que as taxas de transferência estão dependente de outros fatores, como o tipo de cartão (se é SDHC ou se é SDXC), assim como o equipamento de gravação.

Apesar da implementação desses cartões ser gradativa no mercado, até porque é necessária a adaptação dos dispositivos a esse tipo de cartão de memória, o que se sabe é que eles serão bem mais caros do que os que estamos acostumados a comprar.

Características de SANDISK Extreme Pro UHS-I SDXC U3 – Classe 10 – 4K Ultra HD de 128 GB

Falar sobre as características dos cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K, de um modo geral, não é fácil, pois varia muito. No entanto, o que podemos afirmar em todos eles, é que a capacidade de gravação é muito maior, além de ser bem mais rápido.

SANDISK Extreme Pro UHS-I SDXC U3 – Classe 10

Para termos uma ideia mais específica, vejamos as característica desse cartão de memória.

  • Velocidade de gravação: 90 MB/s
  • Velocidade de leitura: 95 MB/s
  • Capacidade para captura de vídeo sem interrupções graças à velocidade de gravação UHS Speed Class 3
  • Capacidade para captura de vídeo 4K Ultra HD de alta resolução: 3840 x 2160p
  • Mecanismo de correção de erros e nivelamento
  • Durabilidade: Desde temperaturas mínimas de -25ºC aà máxima de 85ºC, à prova de choques, água e raios-X.

E aí? Já comprou o seu cartão de memória para gravar vídeos em 4K? Espero ter ajudado com esse artigos sobre os cartões de memória compatíveis com a gravação de vídeo em 4K.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *