Seu celular esta infectado com 4 vírus? Talvez não…

Por | Outubro 16, 2016

Recentemente muitos usuários começaram a reportar que os seus dispositivos (neste caso, iremos abordar a versão Android) exibiam uma mensagem alertando que o celular estava infectado com vírus, exibindo um logo da Google.

A boa noticia é que esta mensagem em especifico é falsa, e o problema é bastaste simples de resolver. Esta técnica é bastante comum (conhecida como engenharia social), tentando assustar o usuário com um problema e exibindo uma contagem decrescente de forma a aumentar a “pressão”. Para ganhar “credibilidade”, a mensagem exibe um logótipo de uma entidade conhecida.

celular está infectado com 4 vírus

Celular está infectado com 4 vírus – Como resolver?

Para resolver o problema basta limpar os dados de navegação (cache + histórico) do navegador (normalmente o Google Chrome). Como proteção suplementar, poderá desabilitar os “pop-ups” do navegador.

1. Em primeiro lugar, comece por aceder ao menu “Configurações” – Aplicativos. Procure o Google Chrome e toque no botão “Forçar Paragem”. Em seguida, toque no botão “Limpar dados”.

2. Execute o Google Chrome e toque no botão de opções (3 pontos) e selecione as “Definições” (ou configurações). Aceda ao menu “Privacidade” e selecione “Limpar dados de navegação”.

3. Volte ao menu “Definições” e aceda ao menu “Definições de sites”. Toque na opção “Pop-ups” e selecione “Bloqueado”. Está pronto.

pop-ups-chrome

Instalar um antivírus

Para melhorar a segurança do seu dispositivo Android poderá instalar um antivírus. Uma pequena pesquisa na loja de aplicativos permite compreender que a oferta é bastante vasta. Caso pretenda conhecer as nossas sugestões, consulte o nosso artigo: melhor antivírus para Android.

Como surgiu o vírus?

Após limpar o seu Android é normal surgirem várias perguntas: como surgiu o vírus? O que fiz de mal? Como evitar? O mais provável é que o leitor tenha visitado uma página “comprometida”. Muitas vezes essas páginas podem surgir no Facebook, ou em comentários de sites bastante conceituados.

Ao navegar na Internet é sempre importante estar alerta, e não clicar em links suspeitos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *