Como acelerar o Android (sem usar aplicativos de otimizar)

Por | Outubro 22, 2016

Com o passar do tempo é normal que o seu Android vá perdendo desempenho e autonomia de bateria.

Com uma pequena busca no Google Play Store, é possível encontrar vários aplicativos para otimizar o seu Android. Não obstante, é possível o mesmo nível de otimização sem recorrer a aplicativos externos.

Acelerar o Android permite uma navegação mais fluída entre janelas, bem como uma melhor performance ao executar os seus jogos favoritos.

acelerar o android

Encerrar apps /serviços no Android

Comece por aceder ao menu Configurações (ou Definições) – Aplicativos. Deslize a tela para a esquerda até encontrar o separador “em execução”. Selecione os aplicativos que pretende encerrar e toque no botão “Parar”.

parar-app-no-android

Limpar cache

Limpar a cache dos aplicativos permite corrigir erros de funcionamento e libertar armazenamento interno. Para limpar a cache de um aplicativo basta aceder ao menu Configurações – Aplicativos – selecione um aplicativo – toque no botão “limpar cache”.

limpar-cache-android


Desabilitar apps desnecessárias

O usuário poderá forçar o encerramento de aplicativos, no entanto, o mais provável é que esses aplicativos voltem a arrancar automaticamente.

Como tal, é recomendável desinstalar os aplicativos desnecessários. Os aplicativos “externos” podem ser removidos da forma tradicional, ou seja, acedendo ao menu “Configuraçoes” – Aplicativos – Selecionar o aplicativo – Desinstalar.

Existem aplicativos nativos que não é possível remover (sem root), no entanto, é possível proceder à sua desactivação. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: remover /desativar apps nativos.

Remover padrões de fundo dinâmicos

Os padrões de fundo dinâmicos são uma excelente forma de personalizar o seu Android. No entanto, podem aumentar significativamente o consumo de recursos (performance + bateria). A nossa recomendação, é que use imagens como padrão de fundo.

Reduzir widgets

As Widgets possuem um funcionamento um pouco diferente das apps tradicionais, pois atualizam constantemente. Isso traduz-se num maior consumo de bateria, internet, e claro, um condicionamento da performance do Android.

Como tal, experimente reduzir todas as widgets (por exemplo, de meteorologia, noticias, etc.). É possível obter a mesma informação sem recorrer ao widget.

remover-widgets-android

Desativar sincronização

A sincronização permite atualizar as informações de determinados aplicativos com frequência, por exemplo, aplicativos de leitura de emails, redes sociais, etc.

Sincronizar várias contas em simultâneo pode ser exigente para o seu dispositivo Android. Como tal, verifique se existe a possibilidade de desativar a sincronização de uma conta.

A sincronização passará para o modo manual, ou seja, as atualizações só são carregadas ao abrir o aplicativo. Para desativar a sincronização, basta aceder ao menu “Configurações” – Contas – selecionar uma conta – desative a sincronização.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *