Como acelerar o Tablet (melhorar performance)

Por | Outubro 21, 2015

Com o passar do tempo, é normal que o seu dispositivo Android fique mais lento. No entanto, você pode recuperar o desempenho com algumas dicas simples.

Como acelerar o Tablet

Como acelerar o Tablet (melhorar performance)

1. Comece por remover ou desativar aplicações que não usa. Dessa forma, consegue libertar espaço na memória do dispositivo e evita que esses aplicativos fiquem a correr em plano de fundo, comprometendo o desempenho e gastando o seu plano de Internet.




Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e entrar no menu “Aplicativos”. Selecione o aplicativo que pretende remover e clique no botão “Desinstalar”.

remover apps no android

2. Desativar as animações

Comece por aceder às configurações do seu Android e aceda às opções de programador. Toque nas opções de animações e desactive as animações.

animações android

3. Desativar widgets e wallpapers animados

Evite usar widget e wallpapers animados, para além de aumentar o consumo de energia, também diminuem o desempenho do seu dispositivo.

4. Atualize as aplicações

Os aplicativos estão a ser constantemente atualizados, de forma a corrigir erros e melhorar o desempenho. Aceda ao Google Play Store – meus Apps e confira se existem atualizações.

atualizar apps

5. Overclocking

O overclocking é a arte obscura de aumentar o desempenho dos dispositivos, fazendo os componentes trabalhar acima das especificações do fabricante.

Apesar de todos os benefícios que o overclocking pode trazer, é importante salientar que este procedimento (quando mal aplicado) pode danificar o seu dispositivo.

Se continua interessado, poderá começar pelo aplicativo “No-frills CPU Control“.




6. Possibilidades libertadas pelo Root

O root permite libertar várias funcionalidades do seu tablet. Por exemplo, através da instalação de “Roms” mais leves, remoção de aplicativos nativos do Android, etc.

Pelo lado negativo, o seu dispositivo perde a garantia se fizer o root. Portanto, se estiver a tentar acelerar um tablet antigo, a garantia não será a preocupação, no entanto, se o seu equipamento é recente, deverá ponderar bem a decisão de efectuar o root.

Saiba como fazer o root neste artigo: Como fazer root no Android (Sem PC).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *