Como clonar aplicativos no Android (tutorial)

Por | Junho 19, 2018

Apesar da Play Store não permitir que um mesmo aplicativo seja baixado várias vezes, algumas vezes poderia ser útil, especialmente para o uso simultâneo de contas diferentes pelo Twitter, Skype ou até mesmo o WhatsApp. Apesar de não ser possível clonar aplicativos no Android em todas as situações, em alguns deles é possível.




Para que consiga fazê-lo, só precisa executar a versão modificada dos serviços. Aqui vamos te passar um tutorial para você saber como clonar aplicativos no Android para poder conectar várias contas num mesmo aplicativo.

Relembramos que alguns aplicativos permitem a utilização de várias contas em simultâneo de forma nativa, evitando a clonagem de aplicativos, um exemplo é o Facebook Messenger.

clonar aplicativos no android

No Facebook Messenger basta clicar no botão “Trocar conta” para aceder à segunda conta.

Tutorial para clonar aplicativos no Android

Antes de seguir com os passos que vamos lhe passar, confira os requerimentos mínimos do aplicativo. Confira também os efeitos que podem advir da clonagem. Assim que tiver feito essa análise você deverá instalar o App Cloner.




Nota: Alguns aplicativos não podem ser clonados, pois eles dependem de certificados da Google, como o Google Maps, YouTube ou Chrome. Outros aplicativos podem deixar de funcionar por terem determinadas funções atreladas à Google, como a localização do Twitter.

Passo 1

Antes de qualquer coisa deve fazer o download do APP Cloner. Você pode encontrar esse aplicativo no Google Play e baixar por lá mesmo. Tem a versão paga e gratuita. Você escolhe a versão que mais lhe convém. Depois abra o aplicativo e vá na aba “Installed Apps”, em português aplicativos instalados. Depois selecione o serviço que você deseja clonar.

Passo 2

Agora é hora de personalizar o seu clone. Para tal deve rolar a página até baixo e abrir a opção alterar a cor do ícone, em inglês aparece “Change icon color”. Isso permite que você possa customizar o clone do seu aplicativo.

Depois deslize a barra de status ao seu lado esquerdo para a direita até conseguir o tom que pretende. Toque no botão “check”, do lado direito da página. Depois inicie a clonagem e espere até que ela esteja concluída.

Passo 3

Agora deve baixar novamente o aplicativo clonado pelo Play Store. Para fazer o download precisa selecionar o serviço e clicar em instalar. Faça as permissões necessárias para que o download inicie. Em determinados casos precisa ativar a opção “habilitar a instalação a partir de fontes desconhecidas”.

Existem outros aplicativos que fazem a clonagem, como o Parallel Space. A forma de clonar aplicativos no Android é quase idêntica. Geralmente esses aplicativos são bastante intuitivos e fáceis de usar. No caso do Parallel Space, basta abrir e selecionar quais os aplicativos pretende clonar.

Parallel Space

Depois precisa tocar no aplicativo duplicado e fazer o login com uma conta nova, ou com a sua.

Desvantagens de clonar aplicativos

Uma das desvantagens é que sempre que clonamos um aplicativo o valor de cache e dados sobe muito, o que pode trazer sérios problemas de memória para os usuários. Também afeta a bateria no dispositivo quando é usado por um período de tempo longo. Outro ponto a ter em conta é o superaquecimento. Como usa muita RAM, causa um aquecimento do aparelho significativo.

Apesar de algumas desvantagens, vários usuários têm-se mostrado muito satisfeitos com os resultados de clonar aplicativos no Android. Cada um deve fazer a sua análise e pesar os prós e contras da clonagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *