Como configurar uma rede VPN no Android – Dicas Droid

Por | Fevereiro 20, 2017

Pretende navegar em anónimo no Android, mantendo sua localização no mais absoluto sigilo? Pretende aceder a aplicativos que não se encontram disponíveis no seu país (embora possam estar disponíveis em lojas alternativas ao Google Play).

Saiba como configurar uma rede VPN no Android. Para isso, existem duas soluções simples: usar a funcionalidade nativa do Android, ou instalar um aplicativo específico. De salientar, que algumas funcionalidades do Android também requerem a utilização de redes VPN, nomeadamente a utilização de uma FireWall.

Como configurar uma rede VPN no Android

Como configurar uma rede VPN no Android

Ao ativar a rede VPN, o seu Android irá adquirir um IP falso (do país selecionado). Para confirmar, poderá consultar um dos vários serviços da Internet que exibem o seu IP (e localização).

1. Funcionalidade Nativa do Android

Comece por aceder às Configurações do seu dispositivo Android e procure a opção VPN. O Android irá solicitar que adicione um PIN.

Esse PIN irá ser usado para desbloquear a tela do dispositivo, uma medida de segurança adicional (e obrigatória) do Android.

Toque no botão “+” para adicionar uma rede VPN. Comece por digitar o nome da sua rede VPN (à sua escolha).

No nosso exemplo, iremos usar a rede VPNBook (gratuita). Agora, defina o tipo de VPN como “PPTP” e digite o nome do servidor que irá usar (usando os dados fornecidos pelo VPNBook).

Nota: Alguns servidores podem apresentar instabilidade e lentidão. Nesses casos, é recomendável usar outro servidor.

Para terminar, basta digitar a senha e nome do usuário da rede VPN (disponível no site VPNBook). Se tudo correu bem, já poderá iniciar a sua navegação anónima no Android.

2. Aplicativo TunnelBear

Em alternativa, poderá usar o aplicativo TunnelBear que lhe oferece 500 MB de navegação gratuita. A configuração é extremamente simples, após criar a sua conta gratuita e confirmar o email, inicie o TunnelBear.

O aplicativo cria a rede VPN automaticamente, bastando escolher no mapa a localização do servidor que pretende usar. Nos nossos testes, a rede VPN do TunnelBear apresentou uma performance excelente, permitindo uma navegação rápida e estável.

VPN no Android

Após escolher o servidor, confirme a mensagem que pergunta se pretende Tunelar o seu tráfego. Está pronto, ficou com dúvidas? Envie o seu comentário, teremos todo o gosto em ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *