Como criar um aplicativo para Android – Dicas Droid

Por | Agosto 23, 2015

Atualmente é bastante simples criar um aplicativo para Android, seja ele para uso privado, ou para publicar no Google (e outras lojas alternativas).

Antes de começar a desenvolver o aplicativo, é necessário selecionar a plataforma que irá usar: Mit App inventor ou o ADT (Android Studio).




Como criar um aplicativo para Android

1. Mit App Inventor

O Mit App Inventor é um serviço online que permite criar um aplicativo para Android “simplista”, sem necessitar de programação (neste caso, Java). O seu funcionamento é muito simples, na prática, basta adicionar “trechos” de código pré-concebidos de forma a criar o seu aplicativo.

mit app inventor - Como criar um aplicativo para Android

No final, você poderá baixar o seu aplicativo no formato “.apk”, para que o possa experimentar no seu dispositivo Android (smartphone / tablet). Para isso, será necessário ativar a opção “Fontes Desconhecidas”, de forma a que o seu dispositivo Android aceite a instalação de aplicativos “fora” do Google Play.

Aceder ao Mit App Inventor.

2. Android Studio

O Android Studio é um pacote de aplicativos oferecidos pela Google, destinados à criação de aplicativos para Android. Com o Android Studio você poderá criar o seu projecto do zero, ou editor projectos existentes (de outros programadores).

Você poderá baixar o programa no seguinte link: https://developer.android.com/sdk/index.html.

Para instalar o Android Studio será necessário possuir o Java Development Kit (JDK), que poderá baixar aqui: JDK.

Deverá selecionar a versão correta do seu sistema operativo (cuidado com as diferenças entre sistemas 32 e 64 bits).

Está pronto a começar? Que plataforma irá escolher?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *