Como economizar bateria no Android (otimizar consumos)

Por | Agosto 12, 2015

Um dos grandes problemas dos dispositivos Android (smartphones e tablets) é a autonomia da bateria. Com tantos aplicativos e funcionalidades a consumir bateria, torna-se essencial otimizar os consumos.

Como economizar bateria no Android

Como economizar bateria no Android

1. Greenify

O Greenify é um aplicativo gratuito que permite otimizar o consumo da bateria, reduzindo o número de programas a correr em segundo plano. Na prática, o Greenify coloca os aplicativos em estado de “hibernação”.

Para começar, comece por instalar o Greenify no seu Android. Após a instalação o Greenify analisa os aplicativos instalados, indicando quais os aplicativos podem ser “Hibernados”.

Para colocar um aplicativo em hibernação basta selecionar o aplicativo e clicar no botão “Zzz”. Para voltar à lista de aplicativos pressione o botão “+”.

greenfly aumentar bateria no android

Conheça os maiores “consumidores”

O Android exibe uma lista com os maiores consumidores de bateria. Esta lista, pode ser uma pista importante para entender por que razão o seu Android descarrega tão rapidamente. Para encontrar esta lista, aceda ao menu Definições do Android – Gestão de Energia – Utilização da bateria.

uso da bateria android

2. Reduzir o brilho do ecrã

Um dos maiores consumidores de bateria é o ecrã. Se pretende economizar bateria no android, então reduzir o brilho do ecrã é uma escolha acertada.

Para isso, comece por aceder ao menu Definições – Visualização (ou Ecrã) – Luminosidade. Baixe a luminosidade para um valor razoável (sem dificultar a visualização de elementos no ecrã).

luminosidade android

Em alternativa, você poderá usar o aplicativo “Lux” que permite configurar o “Brilho” do ecrã consoante o ambiente que o rodeia. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como configurar o brilho do ecrã no Android.

3. Desligue o que não usa

Outra forma simples de poupar bateria consiste em desligar as funcionalidades que você não usa. É uma questão de refletir, e verificar se necessita mesmo do GPS, Bluetooth, NFC, WiFi, Hotspot e muitos outros ligados.

4. Cuidado com as Widgets

Elimine as Widgets que você não necessita, especialmente se essas widgets usarem o acesso à Internet. As Widgets com a previsão do tempo são muito interessantes, mas estão constantemente a sincronizar (embora possa aumentar o intervalo entre cada sincronização), aumentando os consumos.

5. Desligue a vibração

A vibração é uma funcionalidade interessante, no entanto, se não for absolutamente necessária pode ser desligada. Para isso, aceda às Configurações do seu Android – Som e notificações. Desabilite a vibração do seu Android.

6. Reduzir o tempo de suspensão

Tal como já foi referido, o ecrã é um dos maiores consumidores de bateria. Como tal, poderá ser boa ideia reduzir o tempo de suspensão do ecrã (o tempo que demora a desligar, caso não exista ação). Para isso, aceda ao menu Definições do seu Android – visualização. Altere o valor da suspensão.

suspensao android

Aumente o tempo de vida da bateria

Um dos piores inimigos de uma bateria é o calor, podendo este reduzir significativamente o tempo de vida da bateria. Como tal, evite deixar o seu Android exposto ao sol ou em superfícies quentes, a sua bateria agradece.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *