Como economizar Internet 3g no Android – Dicas Droid

Por | Maio 3, 2016

Os smartphones vieram revolucionar a forma como comunicamos, sendo possível fazer chamadas ou enviar SMS usando a Internet do celular, evitando gastar o saldo do dispositivo. No entanto, atentos à situação, as operadoras começaram a perceber que a Internet poderia ser a próxima mina de ouro.

Com tantos aplicativos sedentos por Internet, um pequeno descuido pode causar um verdadeiro “rombo” no saldo. No entanto, ver vídeos no YouTube ou navegar no Facebook não tem de ser um “pecado”, basta racionalizar a Internet consumos.

economizar internet 3g no android

Como economizar Internet 3G no Android

1. Bloquear acesso à Internet de certos aplicativos: Muitos aplicativos usam o tráfego de dados (3g ou 4g) para descarregar conteúdo, mesmo quando você não esta a usar o aplicativo. Para controlar estes consumos, você pode bloquear o tráfego de dados através das opções do Android, ou instalar uma Firewall.

Para isso, comece por aceder ao menu “Configurações” – Uso de dados – selecione um aplicativo – Ative a opção “Restringir dados em 2º plano de app”. Não conseguiu? Experimente usar uma Firewall no Android.

desligar internet 2 plano

2. Encontrar redes Wi-Fi grátis

Atualmente é muito fácil encontrar redes Wi-Fi gratuitas em estabelecimentos. Para encontrar as redes Wi-Fi perto de si mais facilmente, poderá usar o aplicativo Swift WiFi. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como encontrar redes Wi-Fi grátis no Android




3. Comprimir páginas (Google Chrome)

Se usa o Google Chrome para aceder ao seus sites favoritos, poderá usar a opção “poupança de dados”. Na prática, o Google irá comprimir as páginas dos sites antes de enviar para o seu dispositivo, permitindo economizar Internet 3g do Android.

Para isso, comece por executar o Google Chrome e toque no botão de Opções (3 pontos), que encontra no topo superior direito da janela. Selecione “Configurações” (ou Definições) – “Economia de dados” (Poupança de dados).

internet dados

4. Desabilitar as atualizações automáticas

Manter os aplicativos atualizados, permite corrigir erros de funcionamento dos aplicativos, bem como ter acesso às funcionalidades mais recentes. No entanto, a atualização constante de aplicativos pode consumir bastante Internet.

Opte por desativar a atualização automática de aplicativos, ou ative a opção “Baixar apenas com Wi-Fi”. Para isso, basta iniciar o Google Play e toque no botão de “Opções”. Aceda às Configurações e selecione a opção “Atualizar Apps automaticamente”. Mude para a opção “Atualizar Apps automaticamente somente via Wi-Fi”.

5. Facebook: Desativar reprodução automática de vídeos

Os vídeos são uma das maiores fontes de consumo de Internet provocados pelo Facebook. Consciente do problema, o Facebook adicionou uma funcionalidade que permite bloquear a reprodução automática de vídeos quando o usuário está a usar o plano de dados. Para isso, comece por entrar no Facebook e toque no botão de opções. Selecione “Configurações do Aplicativo” – Reprodução automática – Apenas em conexões Wi-Fi.

facebook poupança

Possui outras dicas?

Possui outras dicas para economizar Internet 3g no android? Como gere a Internet do seu Smartphone? Já equacionou a troca para um tarifário com um pacote de Internet superior?




Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *