Como escrever SMS por voz no Android (Google Now)

Por | Abril 25, 2016

Está cansado de escrever SMS? Não há problema, o Android possui uma funcionalidade interessante que permite enviar SMS usando comandos de voz do Google Now (disponível em português).

Todo o procedimento é feito sem tocar no seu smartphone (presumindo que possui o Google Now ativo em todas as telas). Recordamos que o Google Now também permite fazer chamadas e enviar SMS diretamente pelo aplicativo WhatsApp.




Para ativar o Google Now em todas as telas basta aceder às “Configurações Google” do seu Android – Pesquisa e Now – Voz – Detecção “Ok Google”. Ative a opção “Em qualquer tela”.

escrever SMS por voz no Android

Como escrever SMS por voz no Android

Comece por ativar o Google Now dizendo “Ok Google”. O seu dispositivo irá dar um pequeno sinal sonoro, indicando que está à espera do comando de voz. Diga “enviar SMS”.

O Google Now irá então perguntar para quem pretende enviar a SMS. Diga o nome da pessoa, que deve coincidir com o nome que está guardado nos contatos. Se existir vários contatos com o mesmo nome, o Google Now irá perguntar qual dos contatos pretende usar.




Após a seleção do contato, o Google Now pergunta o que pretende escrever. Deverá ditar o texto da sua SMS. Para terminar, o Google Now irá se efetivamente pretende enviar a SMS gerada, ao qual deverá responder “SIM”. Se tudo correu bem, a sua SMS será enviada.

sms no google now

Como enviar SMS por voz para WhatsApp

Tal como já foi referido, o Google Now também permite enviar SMS através de aplicativos como o WhatsApp (ou Telegram). Para isso, basta ativar o Google Now dizendo “Ok Google” e dizer o comando “enviar mensagem pelo WhatsApp”.

Google Now

Agora que ficou a conhecer o Google Now, poderá explorar todo o seu potencial. Faça perguntas ao Google Now, por exemplo:

  • Quem inventou a lâmpada?
  • Como vai estar o tempo amanha?
  • Quantos anos têm Cristiano Ronaldo?
  • Etc.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *