Como espelhar tela do Android (no PC ou na TV)

Por | Março 5, 2016

O seu dispositivo Android pode ser uma verdadeira fonte de conteúdo de entretenimento. No Android você pode ver filmes, baixar jogos, ouvir música, etc.

Para maximizar a sua experiência, poderá espelhar a tela do Android na TV ou computador (PC). Para isso, existem várias soluções: usar a funcionalidade de espelhamento de tela nativa do Android, um cabo MHL, o ChromeCast ou um aplicativo específico (no nosso exemplo, o Mobizen).




1. Mobizen (ligação ao PC)

O Mobizen é um aplicativo gratuito que permite espelhar a tela do Android (também conhecido como “stream”), para o seu computador através da sua rede Wi-Fi (ou cabo USB). Para isso, basta instalar o Mobizen em ambos o dispositivos (PC e Android).

mobizen

Agora, basta executar o Mobizen no seu computador e conecte o seu seu dispositivo através de uma conta gratuita (pode usar a sua conta Facebook ou Google+). Clique no botão conectar para iniciar o streaming da tela do seu Android para o PC.

Espelhar tela do Android via USB

O Mobizen permite espelhar a tela do seu Android via USB. Dessa forma, conseguirá desfrutar de uma conexão mais rápida e estavél, o que se traduz numa imagem mais fluída. Para isso, basta aceder ao Mobizen (no Android) e tocar no botão de opções (3 pontos) no topo da janela.

Selecione a opção “Alterar o método de conexão” e ative a opção a “Conexão USB”. O Mobizen irá então solicitar a “depuração USB” do seu dispositivo Android. Para isso, basta aceder às “Configurações” do seu Android – Modo Desenvolvedor – “Depuração USB”.

depuracao usb android

Não encontrou o modo Desenvolvedor? Saiba como ativar esta opção seguindo os procedimentos do seguinte tutorial: Como habilitar o modo desenvolvedor do Android.

2. Como espelhar a tela do Android com o ChromeCast (ligação ao PC e TV)

Uma das melhores formas de espelhar o seu smartphone Android na TV ou computador é usando o ChromeCast. O ChromeCast custa 39 euros e pode ser comprado através da Google Play Store.

comprar chromecast

3. Cabos MHL (ligação à TV)

Os cabos MHL permitem ligar o seu dispositivo Android à TV com enorme facilidade. Os cabos MHL são constituídos por uma entrada Micro USB numa ponta e uma entrada HDMI na outra ponta.

Infelizmente os cabos MHL revelam alguns problemas de compatibilidade, e como tal, é importante verificar se o seu smartphone suporta a tecnologia MHL.

Poderá obter mais detalhes acedendo à página: MHL Tech. Na prática, basta digitar o nome do modelo do seu smartphone Android e verificar se o mesmo se encontra listado.

4. Espelhamento de tela (ligação à TV)

As versões mais recentes do Android (5.0+) possuem a funcionalidade “espalhamento de tela” de forma nativa. Para isso, será necessário que a sua TV também suporte o espelhamento de TV. Para mais detalhes, consulte o manual de utilização da sua TV.

espelhar a tela do Android

Caso a funcionalidade seja suportada, prepare a sua TV para a ligação conectando-a à rede Wi-Fi doméstica. No Android, procure a funcionalidade “Espelhamento de tela” e inicie a ligação. A configuração é feita automaticamente, como tal, se tudo correu bem, a tela do Android surgirá na TV.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *