Como imprimir no Android (por cabo USB, Wi-Fi ou Bluetooth)

Por | Maio 30, 2016

Os smartphones e tablets são autênticas ferramentas de trabalho, permitindo criar os mais diversos tipos de documentos (texto, planilha, apresentações de diapositivos, PDF, etc). Como tal, é natural que surja a necessidade de imprimir documentos, seja através da sua impressora doméstica, ou até mesmo no trabalho ou escola.

No Android, é possível imprimir documentos através de Wi-Fi, Bluetooth ou cabo USB. Para imprimir documentos através de USB será necessário um cabo USB OTG (on the Go), que possui uma entrada USB fêmea numa das pontas e micro USB na ponta oposta.

usb otg Como imprimir no Android

Como imprimir no Android

Para começar a imprimir será necessário um aplicativo específico ou recorrer ao Google Cloud Print. Se optar pelo Google Cloud Print, poderá ordenar a impressão de documentos através de uma ligação à Internet, o que significa que poderá iniciar a impressão a qualquer momento e qualquer lugar (desde que possua ligação à Internet claro).




Google Cloud Print

O Google Cloud Print permite conectar à sua impressora através da Internet, podendo iniciar a impressão em qualquer lugar. O Google Cloud Print suporta praticamente todo o tipo de impressoras, seja as mais recentes com acesso à Internet (cloud Print), ou as impressoras mais antigas usando um computador como suporte intermédio na ligação.

Em primeiro lugar, comece por aceder Google Cloud Print e adicione a sua impressora. Poderá inclusivamente adicionar várias impressoras ao Google Cloud Print, bastando tocar no link “Adicionar Impressora”.

google cloud print

Após adicionar a sua impressora, poderá começar a ordenar a impressão através do seu Android, para isso, basta aceder ao menu “compartilhar” – imprimir.

Relembramos que se está a conectar a sua impressora através do computador, deverá usar a mesma conta Google tanto no PC como no dispositivo Android.

2. HP Everyday Print

O HP Everyday Print é um aplicativo gratuito que permite conectar a sua impressora ao Android através de Wi-Fi, Bluetooth ou cabo USB.

Após detectar a impressora, o aplicativo baixa automaticamente os drivers necessários para que o seu dispositivo Android possa “comunicar” com a impressora. O aplicativo possui vários atalhos rápidos, que facilitam a impressão de documentos, SMS, emails, etc.

impressora android

Após selecionar o documento que pretende imprimir, basta tocar no botão imprimir. Em alternativa, poderá experimentar o aplicativo “PrinterShare”, que permite imprimir documentos com enorme facilidade. O aplicativo é pago, embora possa testar a impressão sem qualquer compromisso.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *