Como instalar o Android Studio (Guia Inicial) – Dicas Droid

Por | Junho 12, 2016

Atualmente existem diversas ferramentas para criar aplicativos Android. No entanto, o Android Studio continua a ser a ferramenta mais completa para desenvolver os seus projectos. Graças a sua nova GUI (Graphic User Interface), poderá adicionar widgets ao layout do aplicativo através do método “arrastar-largar”, ideal para usuários iniciantes.

Como instalar o Android Studio (Guia Inicial)

O Android Studio é o substituto do antigo Eclipse Android Development Tool, e é compatível com Windows, Mac OS X e Linux. Antes de instalar o Android Studio, será necessário instalar o java Development Kit (JDK), que se encontra disponível no site da Oracle.

Java SDK;
Android Studio;

Após a instalação poderá iniciar o seu novo aplicativo clicando no botão “Start a new Android Studio project”. Em seguida, deve indicar o nome do seu aplicativo, bem como a plataforma e versão Android suportados.

instalar o android studio

Na janela do Android studio, poderá pressionar o separador “nome_da_atividade.xml” que lhe exibirá uma pré-visualização do seu aplicativo, conhecido como GUI. Neste separador é igualmente possível adicionar vários elementos ao seu aplicativo arrastando os widgets para a tela do aplicativo.

Para executar o seu aplicativo pressione as teclas de atalho SHIFT+F10 e selecione um emulador (ou seja, o dispositivo que pretende usar para pré-visualizar o aplicativo). Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário.

aplicativo android studio

Alternativa:

Tal como foi referido no inicio do artigo, também é possível criar aplicativos Android através de outras plataformas, como o MIT App Inventor. Na prática, basta fazer o login com a sua conta Google e começar a criar o aplicativo através da colocação de “trechos” de códigos pré-desenhados.




O MIT App Inventor possui ainda um diretório de aplicativos de exemplo que podem ser uma excelente fonte de “inspiração”. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como criar aplicativo no App Inventor.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *