Como liberar espaço no Android (9 dicas)

Por | Janeiro 4, 2016

Precisa de liberar espaço no Android? Recebe constantemente mensagens de aviso indicando que o “espaço de armazenamento insuficiente”? Saiba como conseguir espaço no seu Android, sem abdicar dos seus aplicativos favoritos ou arquivos essenciais.

Como liberar espaço no Android

Liberar espaço no Android é essencial para armazenar os seus arquivos, mas também para melhorar a performance do seu dispositivo. O nosso foco deve ser no “armazenamento interno” do Android, isto porque é o local onde são instalados os aplicativos (por padrão), guardada a cache, etc.

1. Mover arquivos para a “nuvem”

Uma forma muito simples de libertar espaço no Android é mover os seus arquivos para uma hospedagem em nuvem. Se você possui uma conta Google, poderá usar o serviço Google Drive. Na prática, selecionar o arquivo que pretende enviar e pressionar o botão “Compartilhar” – Google Drive.

como liberar mais espaço no android

Dê um nome ao seu arquivo e clique no botão “Salvar”. Caso tenha dúvidas, poderá consultar o nosso tutorial completo: Como usar o Google Drive no Android.

2. Remover aplicativos pré-instalados (BloatWare)

Muitos dispositivos Android estão carregados com aplicativos pré-instalados (de fábrica). Muitos desses aplicativos são inúteis para o usuário, servindo apenas para ocupar espaço. Para remover esses aplicativos existem duas soluções:

  • Desactivar: remove as atualizações e os dados do aplicativo, que deixa de surgir no seu Android (não requer root).
  • Excluir por completo: Permite remover por completo o aplicativo, incluindo o arquivo de instalação “.apk” (requer root).

Se optar pela primeira opção, basta aceder às Configurações do seu Android – Aplicativos – selecionar o aplicativo – tocar no botão “Desativar”. Para excluir os aplicativos por completo consulte: Como remover aplicativos pré-instalados (de fábrica).

3. Usar um otimizador

Outra forma de liberar espaço no Android é usando um aplicativo “Otimizador”, que limpa os arquivos cache do seu Android. Aqui no Dicas Droid recomendamos o Power Clean. O aplicativo possui um funcionamento muito simples, e possui ferramentas muito úteis (por exemplo, permite bloquear o acesso a aplicativos).

liberar espaço no android

4. Limpar a cache dos aplicativos

Se não pretende usar um aplicativo “específico” para limpar a cache do seu Android, poderá proceder à limpeza manualmente. Para isso, basta aceder às “Configurações” do seu Android e tocar na opção “Aplicativos”.

Selecione um aplicativo e toque na opção “Limpar cache”. Se optar pela opção “Limpar dados” irá remover todos os dados do aplicativo. Em aplicativos como o Facebook, ou aplicativos para leitura de emails, fará com que a sessão seja terminada.

limpar dados play store android

5. Visualização de pastas e arquivos ocupando mais espaço

Use o aplicativo gratuito “Disk Usage” para encontrar quais os arquivos ou pastas estão a ocupar mais espaço no seu Android. Na prática, basta instalar o “Disk Usage” no seu Android e indicar qual dispositivo de armazenamento pretende analisar.

disk usage-min

6. Guardar fotos e vídeos no Cartão SD

Por padrão, sempre que você tira uma fotografia ela é guardada na memória interna. Quando o armazenamento interno é insuficiente, torna-se impossível fotografar.

Para mudar o local onde as suas fotografias são armazenadas, basta aceder ao aplicativo da Câmera – Opções (3 pontos) – Roda dentada – Armazenamento – Cartão SD.

armazenamento interno camara-min

7. Instalar aplicativos diretamente no Cartão SD

Uma solução simples para a falta de “Espaço de Armazenamento Interno” durante a instalação de aplicativos, é alterar o diretório de instalação usando o Cartão SD. Para mais detalhes, poderá consultar o nosso tutorial: Como instalar aplicativos diretamente no cartão SD.

8. Compactar (zipar) arquivos

Normalmente a compactação de arquivos é associada aos computadores. No entanto, o seu Android também lhe permite compactar (zipar) os seus arquivos. Atualmente, existem diversos aplicativos capazes de compactar arquivos no Android.

Um desses aplicativos é o File Commander, um explorador muito útil e completo. Na prática, basta selecionar o aplicativo desejado e tocar no botão de Opções – Zip.

file commander zip

9. Conectar Pendrive

Outra solução interessante, para um ganho temporário de espaço, consiste em conectar um Pendrive o seu dispositivo “Android” (smartphone/tablet).

usb otg

Para isso, você ira necessitar de um cabo USB OTG, e claro, de um dispositivo Android compatível. Para testar se o seu “Android” é compatível, poderá usar o aplicativo gratuito USB OTG Checker.

liberar espaço no Android

Caso tenha todos os requisitos necessários, basta conectar o pendrive ao seu Android e usar um gestor de aplicativos (como o File Commander), para transferir os arquivos para o outro dispositivo.

Possui outra dica?

Conseguiu liberar espaço no Android com outro método? Partilhe com o DicasDroid.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *