Como melhorar o desempenho do Android

Por | Março 6, 2016

Com o tempo, é normal que o seu dispositivo Android vá perdendo desempenho, tornando-se mais lento e instável. Por norma, os aplicativos demoram mais tempo a abrir, a transição entre ecrãs começa a denotar algum “arrastamento”, a Internet fica mais lenta, etc.

Não obstante, é possível deixar o Android mais rápido com algumas otimizações simples. Você poderá ainda usar aplicativos de limpeza do Android para excluir arquivos inúteis e usar outros “apps” capazes de acelerar o Android para além das especificações de fábrica.

melhorar o desempenho do android

Como melhorar o desempenho do Android?

1. Liberte espaço de armazenamento: Um dos principais factores que contribui para a lentidão do Android é a falta de espaço de armazenamento (principalmente na memória Interna).

Para libertar espaço e deixar o Android mais rápido, você poderá armazenar os arquivos em nuvem (por exemplo, no Google Drive), limpar a cache dos aplicativos, instalar apps diretamente no cartão de memória, etc.

Para conhecer mais dicas, visite o nosso tutorial: Como liberar espaço no Android (9 Dicas).

2. Remover aplicativos desnecessários do Android

Todos nós instalamos aplicativos regularmente no nosso dispositivo Android. No entanto, existem aplicativos que simplesmente ficam esquecidos, que raramente utiliza. Para além de ocupar espaço no armazenamento interno, esses aplicativos podem ocasionalmente trocar informações com o sistema ou a Web, o que poderá aumentar os consumos de Internet e processamento.

Para remover esses aplicativos, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e tocar no menu Aplicativos. Para terminar, toque no botão “Desinstalar”.

remover apps no android

Não consigo remover um aplicativo, e agora?

No Android, existem alguns aplicativos que não podem ser removidos da maneira tradicional. Normalmente, esses aplicativos encontram-se pré-instalados de fábrica (conhecidos como Bloatware). Nessas situações, você possui duas soluções: desativar o aplicativo ou proceder à remoção por completo (exige root). Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Como remover aplicativos pré-instalados de fábrica no Android.

3. Aplicativo de limpeza para Android

Atualmente existem diversos aplicativos de limpeza para o Android, que permitem limpar os arquivos desnecessários (Cache) do Android, bem como o histórico de utilização do seu dispositivo. Para encontrar a melhor solução para si, consulte o nosso tutorial: Top 5 – Melhor otimizador para Android.

aplicativo de limpeza para android

4. OverClock

À semelhança dos computadores, também é possível fazer o overclock do processador do seu Android. Este procedimento permite melhorar o desempenho do processador, no entanto, invalida a garantia do seu dispositivo. Se pretende prosseguir, basta instalar o aplicativo “No-frills CPU Control“.

5. Desactivar as animações

Melhore o desempenho gráfico do seu Android desactivando as animações. Aceda ao menu Configurações – opções de desenvolvedor. Modifique os campos “tamanho da animação da janela”, “tamanho da animação de transição “ e “escala de de duração Animator“, para valores mais baixos (por exemplo 0.5x). Caso tenha dificuldades, aceda ao nosso tutorial: Como desativar as animações no Android.

animações do android

6. Manter o Android atualizado

As atualizações permitem corrigir problemas de funcionamento, bem como melhorar o desempenho do Android. Para verificar se o seu Android se encontra atualizado, realize os procedimentos do seguinte tutorial: Como atualizar o Android.

7. Desactivar as sincronizações

As sincronizações permitem manter os dados dos aplicativos sempre atualizados. No entanto, se os aplicativos estiverem constantemente a ligar-se ao servidor, irão aumentar o consumo de Internet e de processamento do seu Android. Para resolver, poderá desativar a sincronização automática dos aplicativos. Para isso, aceda ao menu “Configurações” – Contas.

8. Vírus no Android?

O Malware (vírus, trojans, etc.), podem deixar o seu Android lento, instável e apresentando comportamentos “anormais”. Para resolver o problema, é recomendável instalar um antivírus no seu Android.

Uma pequena pesquisa no Google Play, dá-lhe a conhecer várias alternativas gratuitas. Aqui no Dicas Droid já falamos de alguns antivírus gratuitos para Android (com votação dos leitores do Dicas Droid).

9. Aumentar memória RAM do Android

O Ram Expander é um aplicativo surpreendente que permite usar o seu cartão de memória (SD) como memória RAM. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como aumentar a memória RAM do Android.

aumentar ram do android

10. Diminuir os Widgets

O Android possui vários Widgets que adicionam funcionalidades interessantes ao seu dispositivo. No entanto, o abuso na utilização dos Widgets pode sobrecarregar o seu sistema.

Em alguns casos, é possível trocar a utilização dessas widgets por alternativas simples, por exemplo, em vez de usar o widget de meteorologia do Android, pesquise diretamente no Google “meteorologia + nome da cidade” (por exemplo, meteorologia sao paulo).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *