Como recuperar um cartão SD danificado no Android (sem formatar)

Por | Janeiro 13, 2016

O seu Android exibe mensagens de erro indicando que o Cartão SD está danificado, ou necessita de ser formatado? Não se preocupe, com alguns procedimentos simples será possível recuperar o seu cartão, bem como o respectivo conteúdo.

Antes de tentar a recuperação é sempre aconselhável limpar os contactos do cartão SD (dourados) com um pano seco. Em alguns casos, é recomendável usar uma “borracha” permitindo limpar resíduos de “corrosão” que possa impedir a correcta leitura do cartão SD.

recuperar cartão SD danificado no android

Como recuperar um cartão SD danificado no Android

Para iniciar a recuperação será necessário conectar o seu cartão SD ao computador, usando um adaptador.

Agora, inicie o Gestor de Tarefas pressionado as teclas de atalho CTRL + SHIFT + ESC. Aceda ao menu Arquivo – Nova Tarefa e digite cmd.exe.

Na linha de comandos digite:

chkdsk d: /f /r 

recuperar cartao sd android-min

Nota: Deverá trocar a unidade “d:” pela letra que o seu cartão de memória assumir no computador. Para determinar a letra do cartão SD, basta navegar até ao diretório do “Meu Computador” (ou Este PC) no Windows. Em alternativa, poderá pressionar as teclas Windows + X e na janela “Executar” digite “diskmgmt” (sem aspas).

Como recuperar conteúdo após formatação

Se por algum motivo necessitou de formatar o seu cartão SD, ainda será possível recuperar parte do conteúdo excluído. Para isso, basta usar o DiskDigger que se encontra disponível na versão Android através do Google Play, ou usar a versão PC (igualmente gratuita).

diskdigger salvar-min

Para terminar, basta guardar o conteúdo num “local” seguro. Uma excelente solução, consiste em armazenar os seus arquivos em nuvem. Para isso, poderá usar o serviço gratuito Google Drive. Para mais detalhes consulte: como usar o Google Drive.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *