Como remover notificação “Messenger exibindo em outros aplicativos”

Por | Setembro 13, 2018

A pedido de um leitor, iremos falar do bug que afecta as versões mais recentes do Android (Marshmallow 6.0+) , em que é exibida a mensagem: “Messenger exibindo em outros aplicativos”.

Na prática, o utilizador não consegue ocultar essa mesma notificação, ficando ativa sempre que o Messenger exibir os ícones de bate-papo (balões de fala).

Messenger exibindo em outros aplicativos

O que significa?

Isto é uma notificação de segurança do sistema Android, alertando que o Messenger possui permissões suficientes para sobrepor outros aplicativos. Ou seja, o Messenger pode abrir mesmo quando está a usar outros aplicativos, o que é perfeitamente normal, fazendo parte do funcionamento do próprio Messenger.




Como remover a notificação?

A notificação fica ativa enquanto os balões de fala do Messenger estiverem ativos, não existindo uma solução “simplista” para excluir a notificação. No entanto existem duas formas de resolver o problema.

1. Remover permissões de sobreposição

A primeira solução consiste em remover a permissão de sobreposição de aplicativo. Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e procurar a opção “Acesso Especial” – “Sobrepor a outros aplicativos”. Procure o aplicativo Messenger e desmarque a opção “Permitir a sobreposição a outros aplicativos”.

messenger Permitir a sobreposição a outros aplicativos

Esta é a solução que o sistema Android sugere. O problema, é que dessa forma o Messenger deixará de exibir os balões de fala, obrigando o leitor a aceder ao Messenger manualmente para iniciar o bate-papo.




2. NCleaner

Outra opção é usar o aplicativo Ncleaner, que permite gerir as notificações do seu dispositivo, limpando automaticamente as notificações indesejadas, e ocultado as notificações de aplicativos específicos.

Na prática, basta instalar o aplicativo no seu Android e garantir as permissões necessárias para gerir as suas notificações (Acesso a notificações).

Em seguida, aceda ao Ncleaner e desmarque o ícone de visualização junto da notificação “Messenger exibindo em outros aplicativos”.

Embora eficaz, esta acaba por ser uma “não solução”, visto que apenas oculta uma notificação que o Android deveria permitir ocultar nativamente. No entanto, fica a dica!

Caso o leitor consiga resolver o problema de forma diferente, envie o seu comentário, e ajude outros leitores na mesma situação. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *