Como remover vírus do Android (3 soluções)

Por | Dezembro 17, 2015

O Android está cada vez mais exposto ao Malware, seja através da instalação de aplicativos infectados, através de MMS (conhecido como Stagefright), etc. O grande problema, é que a maior parte dos dispositivos não recebe atualizações para corrigir as falhas. Na maior parte das vezes, porque os dispositivos são antigos e deixam de receber “suporte” dos fabricantes.

Como remover vírus do Android (3 soluções)

1. Reiniciar em Modo Segurança

Em primeiro lugar, experimente reiniciar o seu Android em modo segurança. Dessa forma, o seu dispositivo irá carregar apenas os aplicativos “nativos”, evitando que o Malware possa ser executado.

Para isso, basta pressionar a opção de “Desligar” (sem largar) até surgir a opção de “Modo Segurança”. Após iniciar em Modo Segurança, poderá remover os aplicativos que acredite serem perigosos para o seu smartphone. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como entrar em modo segurança no Android.

remover vírus do Android

2. Usar um Antivírus

Se está com dificuldades em encontrar o aplicativo infectado no seu Android, poderá recorrer à ajuda de um antivírus. No Google Play Store encontrará várias soluções gratuitas capazes de melhorar a segurança do seu Android.

Na prática, o antivírus irá comparar os aplicativos instalados no sistema com a base de dados de malware conhecido. Caso detecte um aplicativo infectado, proceder à remoção do mesmo. Aqui no Dicas Droid já demos a conhecer uma lista com os melhores antivírus para Android.

3. Reverter para valores de fábrica

Reverter o seu Android para os valores de fábrica, é como “formatar” o seu dispositivo. Todos os arquivos e aplicativos serão removidos acabando por limpar todo o Malware. Esta solução é “extrema”, mas igualmente eficaz.

Existem duas formas de reverter o seu android para valores de fábrica: através do menu de configurações ou através do menu “Recovery” (ideal caso o Malware não permita trabalhar com o dispositivo). Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como reverter o Android para valores de fábrica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *