Como restaurar valores de fábrica no Android

Por | Dezembro 17, 2015

Reverter o seu Android para valores de fábrica, permite corrigir vários tipos de erro no seu dispositivo. Na prática, todos os seus aplicativos e dados guardados na memória interna (fotos, vídeos, músicas, etc.) serão apagados.

erro android-min

Como restaurar valores de fabrica no Android

Se conseguir arrancar o Android:

Comece por aceder ao menu “Configurações” do seu Android e procure a opção “Fazer backup e redefinir” (ou então, menu Privacidade) – “Restaurar padrão de fábrica”. Surgirá uma mensagem de aviso indicando tudo o que você irá perder. Para confirmar, toque no botão “Apagar Tudo”.

Como restaurar valores de fábrica no Android

Se o seu Android não arrancar:

Se o seu dispositivo não arranca, poderá experimentar realizar um “Hard Reset” ao seu Android. Para isso, será necessário entrar no modo “Recovery”. Para entrar no modo recovery será necessário pressionar uma combinação de teclas após ligar o seu Android.

  • Samsung Galaxy S3: Aumentar Volume + Home + Power;
  • Nexus 7: Aumentar Volume + Diminuir Volume + Power;
  • Sony Xperia: Power + Diminuir Volume (até o dispositivo vibrar), e sem seguida largar o Power.

Nota: Se necessitar da combinação de teclas especifica para o seu modelo, basta solicitar através de comentário (indicando a marca e modelo do dispositivo).

Após entrar no modo “Recovery”, use as teclas de volume para navegar pelas opções. Selecione a opção “Wipe data / factory reset” para restaurar valores de fabrica no Android.

Como restaurar valores de fábrica no Android (à distância usando o Google)

Você poderá ainda restaurar os valores de fábrica no Android usando o serviço Google Device Manager. Esta opção é particularmente interessante em situações em que o usuário perdeu o dispositivo, ou o mesmo foi roubado.

Para isso, basta aceder ao serviço Google Device Manager e selecionar a opção “Apagar” que encontra junto à identificação do dispositivo.

google device manager

Não consigo restaurar valores de fábrica no Android

Se você não conseguir restaurar os valores de fábrica no Android, ou o procedimento não corrigir o problema, poderá ser necessário entregar o dispositivo para reparação à garantia.

Se você efectuou uma mudança de ROM, existe uma enorme probabilidade que a partição de backup tenha sido apagada. E nesses casos, a garantia não cobre a reparação do aparelho.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *