Como transferir aplicativos entre celulares Android

Por | Abril 2, 2016

Sempre que precisamos de um aplicativo específico recorremos ao Google Play Store, ou às suas alternativas. Mas, e se eu precisar de instalar um aplicativo num dispositivo que não possui acesso à Internet (nem mesmo Wi-Fi)?

Neste tutorial, iremos explicar como transferir aplicativos entre celulares Android, enviando o arquivo de instalação (no formato .apk) para o outro dispositivo recorrendo aos mais variados métodos de envio (por Bluetooth, por Wi-Fi, por NFC, etc).




Esta dica é particularmente útil quando você pretende partilhar os aplicativos que criou (por exemplo através o App Inventor), que não se encontram disponíveis para download da forma tradicional.

transferir aplicativos entre celulares Android

Como transferir aplicativos entre celulares Android

Existem duas soluções simples para transferir aplicativos entre celulares Android. A primeira, usando o aplicativo Bluetooth App Sender, que tal como o próprio nome indica, permite enviar aplicativos por Bluetooth.

Ou, usar o gerenciador de arquivos Astro para criar um backup do arquivo de instalação, que poderá ser enviado posteriormente pelos mais diversos métodos de partilha.




Usando o Bluetooth App Sender

Comece por instalar o Bluetooth App Sender no seu dispositivo Android. Selecione o aplicativo que pretende enviar, lembrando que pode usar a barra de pesquisa para facilitar a pesquisa. Para terminar, basta tocar no botão Send e ativar o Bluetooth do seu dispositivo.

app sender

Não se esqueça de ativar o Bluetooth no dispositivo receptor. É igualmente essencial ativar a opção “Fontes desconhecidas” para conseguir instalar a aplicação. Para isso aceda ao menu Configurações – Segurança – Fontes desconhecidas.

Em alternativa, poderá usar o Astro File Manager (um gerenciador de arquivos) que permite criar um backup dos aplicativos, gerando o arquivo de instalação no formato .apk.

Para começar, comece por instalar o Astro File Manager no seu Android. Aceda às Configurações e selecione a opção “gerenciador de aplicações”.

astro opcoes

Selecione o aplicativo que irá enviar e toque no botão cópia de segurança. Agora, usando o explorador de arquivos do próprio Astro, navegue até ao diretório “backup” – “apps”. Toque sem largar no arquivo apk do aplicativo que irá enviar e selecione os 3 pontos que surge no topo da janela. Para terminar basta escolher a opção partilhar e decidir como irá transferir o aplicativo para o outro Android. Está pronto.

astro enviar app

Relembramos que o outro dispositivo deverá possuir a opção Fontes desconhecidas ativa (como explicado no ponto anterior).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *