Como usar uma Firewall no Android (bloquear Internet)

Por | Setembro 13, 2015

Uma Firewall permite bloquear o acesso à Internet de determinados aplicativos no Android. Dessa forma, você consegue economizar Internet (tráfego de dados), melhorar a privacidade e segurança do seu dispositivo, etc.

No Android, você encontra à sua disposição diversas Firewalls gratuitas. A NoRoot Firewall destaca-se pela simplicidade na utilização, pela eficácia a bloquear o acesso à Internet e claro, por não necessitar de Root.

firewall no android

Como usar uma Firewall no Android

1. Comece por baixar e instalar o NoRoot Firewall no seu Android. Toque no botão “Iniciar”, para dar início à criação de uma rede VPN (Virtual Private Network), que permitirá controlar o tráfego de dados.




2. Após a criação da rede VPN, o aplicativo começa a bloquear o acesso à Internet dos aplicativos no Android. Cabe ao usuário “permitir” o acesso desses aplicativos à Internet.

Para isso, basta aceder ao separador “Acesso Pendente” e tocar no botão “Autorizar” para desbloquear o acesso à Internet, ou “Negar” caso pretenda manter o acesso à Internet bloqueado.

firewall no android autorizar

3. No separador “Aplicativos” você poderá definir quais os aplicativos que podem aceder à Internet, bastando para isso marcar a caixa de selecção.




Importante: Aqui no Dicas Droid já enumeramos as vantagens de usar uma Firewall, no entanto, é importante referir que se a Firewall não for bem configurada, também se pode tornar bastante “traiçoeira” e atrapalhar o funcionamento do seu Android.

Por exemplo, se você não desbloquear o aplicativo “Google Play Store” através do separador “Aplicativos”, não será possível baixar e atualizar os aplicativos do Android.

firewall no android play store

Restringir acesso à Internet

Não poderíamos deixar de referir que o Android possui uma ferramenta nativa que permite bloquear o acesso à Internet de determinado aplicativo. Para isso, basta aceder às Configurações – Uso de Dados – selecionar um Aplicativo.

Para terminar, marque a opção “Restringir dados de 2º plano de app”. Está pronto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *