Como voltar à versão anterior do aplicativo no Android

Por | Janeiro 18, 2017

Por norma as atualizações dos aplicativos são bastante benéficas, permitindo corrigir os erros (bugs) e adicionando novas funcionalidades.

No entanto, as alterações feitas no aplicativo também podem trazer implicações. No pior dos cenários, é possível que o aplicativo deixe de funcionar.

A solução, passa por remover a atualização e instalar a versão anterior (que funcionava corretamente). O Android não possui uma opção nativa para reverter para a versão anterior (apenas para a versão de fábrica). No entanto, ainda é possível instalar a versão anterior dos aplicativos.

Como voltar à versão anterior do aplicativo no Android

Como voltar à versão anterior do aplicativo no Android

Em primeiro lugar, comece por verificar qual é a versão do aplicativo que se encontra instalado. Para isso, comece por aceder ao menu “Configurações” – Aplicativos – selecione o aplicativo – verifique o campo “Versão”.

1. Se você faz o backup regular dos seus aplicativos usando o “Astro File”, poderá simplesmente aceder ao explorador do Astro File e procurar a pasta “Backup”. Proceda à instalação do aplicativo executando o arquivo “apk”.

2. Falando realisticamente, o mais provável é você não possua o backup dos seus aplicativos. Sendo assim, qual é a solução?

Comece por aceder à loja de aplicativos apkmirror.com e use a barra de pesquisa para encontrar o aplicativo desejado.

Na parte inferior da janela encontrará todas as versões disponíveis (All Releases). Toque no botão de “Download” para baixar o arquivo de instalação.

Como voltar à versão anterior do aplicativo no Android

Agora, basta abrir o arquivo “apk” para iniciar a instalação. Para proceder à instalação é necessário ativar a opção “Fontes Desconhecidas”, que permite instalar aplicativos “externos” ao Google Play.

Para isso comece por aceder ao menu Configurações (ou Definições) e entre em “Segurança”. Toque na opção “Fontes Desconhecidas” para ativar. Receberá uma mensagem de alerta, que deverá confirmar tocando no botão “OK”.

Para terminar, basta confirmar a instalação. É provável que receba uma mensagem indicando que a versão que irá instalar é mais antiga, devendo confirmar a instalação. Está pronto, ficou com dúvidas? Envie o seu comentário para o Dicas Droid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *