Recebeu chamadas de números internacionais – Cuidado!

Por | Agosto 24, 2017

Recentemente foi descoberto um novo esquema de burla através de chamadas telefónicas. Segundo as vitimas, os burlões ligam de números internacionais, e quando as vitimas retornam a chamada, são lhe descontados quantias consideráveis do saldo (plafound).

Os números internacionais derivam de diversos países (Polónia, Letónia, Bangladesh, etc.), sendo que, as autoridades já foram alertadas para o sucedido.

Recebeu chamadas de números internacionais - Cuidado

Como é feito o golpe?

O “modus operandi” é relativamente simples, mas torna-se “ineficaz” se a vitima estiver informada e prevenida. Na prática, o burlão faz uma chamada para a vitima e aguarda que a mesma retorne a ligação para debitar uma chamada de valor acrescentado.

Qual a melhor proteção?

A melhor proteção acaba por ser ignorar as chamadas. No entanto, poderá reforçar a sua segurança, instalando um antivírus para Android (por exemplo, o avast), que permite bloquear chamadas indesejadas.

avast bloquear chamadas

Como obtiveram o meu número?

Ainda não existe confirmação de como são obtidos os números telefónicos, no entanto, é provável que as chamadas sejam feitas para números de forma aleatória.

No entanto, é importante reforçar a ideia que não deve fornecer os seus dados (incluindo número de telefone) em serviços de “integridade duvidosa”.

Possuo familiares no estrangeiro…

Se possui familiares no estrangeiro, é normal que a sua curiosidade seja demasiado forte para ignorar a chamada, sendo fácil a emoção sobrepor a razão. Estará você perante uma chamada de burla, ou a ignorar um familiar?

Nesse caso, antes de retornar a chamada, faça uma pesquisa exaustiva na Internet. Existem diversos sites que ajudam a identificar números de telefone de esquemas fraudulentos (por exemplo, o tellows).

Existem ainda várias alternativas de comunicação, que poderá usar para entrar em contato com os seus familiares, nomeadamente o aplicativo WhatsApp.

Recebeu chamadas estranhas? Qual foi o número de telefone usado? Conte-nos a sua experiência e ajude outros usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *