Como Escolher a versão apk correta dos Aplicativos Android que deve instalar

Por | Março 19, 2018

Existem diversas versões apk para o mesmo aplicativo, por isso muitas vezes instalamos uma versão que não é a mais correta para o nosso dispositivo. Mas como escolher a versão apk correta dos aplicativos android? Nesse artigo pode ver como fazê-lo. Confira as nossas dicas.

Antes de baixar um aplicativo, é muito importante compreender quais as versões dos arquivos, e como elas podem ser tão diferentes. Só dessa forma é possível escolher a versão apk correta dos aplicativos Android.

Como escolher a versão .apk correta dos aplicativos

Versões de arquivos diferentes

Quando os arquivos que estamos baixando têm apenas uma versão disponível, não há problema na escolha da melhor versão. No entanto, são vários os arquivos que oferecem uma ampla variedade de versões .

É precisamente nesse caso que o usuário tem a liberdade de escolher a versão apk correta dos aplicativos Android (por exemplo, em lojas alternativas ao Google Play Store). Para isso devemos ter em conta três categorias principais:

  • Versão Android – Essa é aquela versão que o sistema operacional Android executa.
  • Arquitetura – Aqui olhamos para o tipo de processador do seu celular.
  • Screen DPI – Aqui nos concentramos na densidade de pixeis que seu celular tem.

Arquitetura

A informação da versão Android e do DPI são bem fáceis de achar. Mas não é tão simples achar as informações do seu processador. Nesse caso tem duas opções disponíveis: ARM ou x86.

  • ARM – A maioria dos celulares já conta com essa arquitetura de processador móvel, como o Snapdragon da Qualcomm, ou o Exynos da Samsung. Esses usam chips de 64 bits.
  • X86 – Essa especificação é usada em chips Intel. Apesar de serem dominantes nos computadores, nos dispositivos móveis não são tão comuns assim.

Vale dizer que arquivos x86 e ARM não são compatíveis, por isso precisa saber qual a versão que está projetada para o seu celular.

Como escolher a versão apk correta dos aplicativos Android

O aplicativo Droid Hardware Info é uma forma fácil de encontrar toda a informação correta do seu dispositivo móvel. Pode baixá-lo gratuitamente na Play Store.

Na ala “Dispositivo” pode encontrar as informações da versão do sistema operacional Android e o DPI (Software Density, ou Densidade de Software).

droid hardware

Para saber todas as informações sobre a arquitetura do processador, basta deslizar para a seção Sistema / System e conferir as entradas da Arquitetura de CPU (CPU Architecture).

Sempre que a arquitetura apresentar o número 64 em sua definição, o seu dispositivo é de 64 bits. Para descobrir se é ARM ou x86, basta ver em Instruction Sets, um pouco mais abaixo. Quando não disser, explicitamente, o número 64, então assumimos que se tata de um chip de 32 bits.

Agora que tem todas as informações necessárias para escolher a versão apk correta dos aplicativos android, basta baixar a versão do aplicativo que melhor se adapta ao nosso dispositivo Android.

Ter em conta todas essas informações ao baixar um arquivo é fundamental para que esse aplicativo corra normalmente em nosso celular. Lembre que muitas vezes os aplicativos não funcionam corretamente porque as versões baixadas não foram as corretas, por isso é tão importante escolher a versão apk correta dos aplicativos android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *