Espaço para armazenamento insuficiente no Android – Como resolver?

Por | Março 29, 2016

O seu dispositivo Android tem pouca memória Interna? Recebe notificações de “espaço para armazenamento insuficiente”? Saiba como resolver o problema (ou pelo menos “remediar”) com algumas dicas simples.

Espaço para armazenamento insuficiente

Quando o dispositivo Android possui pouca memória interna, a simples tarefa de instalar ou atualizar aplicativos pode tornar-se aborrecida. Existe sempre uma sensação de limitação, sendo que em alguns casos é necessário remover alguns aplicativos (que até gostamos), para instalar outros.

As atualizações de aplicações embora sejam essenciais, acabam por se tornar um problema, consumindo o precioso espaço. Muitos utilizadores acabam por desactivar as atualizações de certos aplicativos, na esperança de conservar algum espaço.




Sendo assim, como podemos liberar memória interna do Android?

1. Limpar cache e dados: A solução mais simples para libertar espaço no seu Android consiste em limpar os arquivos cache dos aplicativos. Para isso, comece por aceder ao menu “Configurações” – Aplicativos. Selecione um aplicativo e clique no botão “Limpar Cache”.

google play cache-min

Se não usar o aplicativo, poderá libertar ainda mais espaço tocando no botão “Limpar Dados”.

2. Mover aplicativos para o Cartão SD

Outra solução interessante consiste em mover os arquivos dos aplicativos para o cartão de memória. Para isso, aceda ao menu Configurações – Aplicativos. Toque na opção “Mover para cartão SD”. Repare que nem todos os aplicativos estão “elegíveis” para serem movidos para o cartão SD.

mover para cartao sd

Caso tenha dificuldades, ou não encontre a opção referida, poderá experimentar o aplicativo APP2SD.

3. Instalar apps no Cartão SD

Muitos dos problemas de armazenamento insuficiente do Android podem ser resolvidos se instalar os aplicativos diretamente no cartão SD. Para isso, basta seguir os procedimentos do seguinte tutorial: Como instalar apps direto no cartão SD no Android.




4. Usar um aplicativo limpador

No Google Play é muito comum encontrar aplicativos “limpadores”, capazes de limpar todos os arquivos desnecessários do seu Android em apenas um toque. Um dos melhores limpadores para Android é o Power Clean. Não se esqueça de visitar a nossa lista com os melhores limpadores para Android.

power clean

5. Hospedar arquivos em nuvem

Hospedar arquivos em nuvem é uma excelente solução para libertar espaço no Android. O melhor de tudo, é que o próprio Android já inclui um serviço de armazenamento em nuvem, neste caso, o Google Drive.

Na prática, basta abrir o arquivo e tocar no botão de “Partilha” e selecione o Google Drive. Agora, já poderá excluir o arquivo original no seu Android, de forma a aumentar a memória interna do Android.

Hospedar arquivos em nuvem

6. Remover aplicativos nativos (pré-instalados)

O seu dispositivo Android está carregado de aplicativos da operadora ou do fabricante que não usa? Saiba como remover esses aplicativos pré-instalados usando o Titanium Backup. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como remover aplicativos pré-instalados do Android.

titanium backup

Mais soluções:

Pretende mais soluções para liberar espaço no seu Android? Então consulte a nossa lista de dicas na seguinte página: Como liberar espaço no Android.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *