Como fazer backup do Android (contatos, SMS, Fotos, Etc.)

Por | Dezembro 14, 2016

Criar um backup dos arquivos do seu Android é essencial para prevenir a perda de informação. Embora seja possível recuperar arquivos excluídos, em situações mais “graves” como a avaria do aparelho, não é possível garantir que os seus arquivos vão ser preservados, até porque pode ser necessário substituir o dispositivo.

Para o ajudar a fazer backup do Android (fotos, vídeos, SMS, contatos, etc) poderá contar com o programa gratuito Moboplay for PC. Na prática, será necessário usar um computador como suporte intermediário.

Como fazer backup do Android

Relembramos que o Google dá uma boa “ajuda” no backup dos seus arquivos, visto que ele é possível fazer o upload de todas as suas fotos para o serviço Google Fotos (armazenamento ilimitado), e dos contatos através do serviço Google Contacts.



Como fazer backup do Android

1. Comece por baixar e instalar o Moboplay for PC no seu computador e conecte o seu Android ao PC através de USB. Agora, será necessário ativar a “Depuração USB”.

depuracao usb

Para isso, aceda ao menu Definições – Opções de desenvolvedor – Ative a depuração USB. Se tudo correr bem, surgirá uma solicitação no seu Android para permitir a depuração USB.

Não encontra as opções de desenvolvedor? Por defeito está opção encontra se “escondida”, para a ativar basta seguir os procedimentos do seguinte tutorial: como ativar o modo desenvolvedor.

2. Agora, selecione a opção “Backup Secure Data” e marque o conteúdo que pretende guardar.

Como fazer backup do Android

3. Toque no botão de backup para iniciar todo o processo de recolha dos arquivos. O arquivo de backup fica guardado no seu PC.

moboplay-android

Restaurar o conteúdo no Android

Caso necessite restaurar os seus arquivos, basta conectar o seu Android novamente ao PC e executar o MoboPlay. Selecione a opção “Restore” e procure o arquivo gerado pelo programa durante a operação de backup. Agora basta aguardar que toda a operação seja concluída. Está pronto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *