Google Play Store Protect: Como usar?

Por | Junho 20, 2018

Com a grande tendência para a transferência de jogos através da Play Store, existiu a necessidade de proteger os dispositivos de aplicações que poderiam causar danos e prejuízos. Para resolver essa questão surgiu o Google Play Store Protect.

O Google Play Store Protect permite manter o seu dispositivo livre de softwares malignos, totalmente protegido e seguro. Ele pode ser usado juntamente com outros antivírus Android.




Ele executa, nas aplicações que deseja transferir, uma verificação de segurança. Dessa forma, só transferirá o arquivo depois que a verificação esteja completa.

Ele também notifica o usuário de quaisquer aplicações que foram detectadas como prejudiciais e as remove do dispositivo.

Também avisa sempre que detecta aplicações que violam a Política de Software Indesejado do Google, por deturpar ou ocultar determinadas informações importantes.

google play protect

Como usar o Google Play Store Protect

Além de verificar os aplicativos sempre que efetua uma transferência, o Google Play Store Protect faz uma análise ao dispositivo de forma periódica. Caso detecte um aplicativo prejudicial, ou potencialmente prejudicial, ele impede que o usuário o execute.

Nesse caso você recebe um aviso para remover o aplicativo. Se desejar removê-lo basta clicar em desinstalar. Em certos casos poderá receber uma notificação que indica que o aplicativo já foi removido automaticamente.

De forma a protegê-lo contra softwares ou URLs maliciosos, ou outros problemas de segurança, a Google recebe informações relevantes sobre as ligações de rede, URLs, aplicações instaladas e sistema operativo.

google play store protect analisando

Sempre que um URL ou aplicativo não corresponda aos parâmetros de segurança do Google você receberá um aviso. Estes podem ser removidos, ou podem ser bloqueados pelo Google, se os mesmos forem conhecidos como prejudiciais, tanto para os dispositivos como para os dados ou utilizadores.

Cada um pode optar por desativar determinadas proteções nas definições. Mesmo assim, o Google pode receber informações sobre os aplicativos que instalou pelo Google Play Store.

Passo a Passo (ativar ou desativar):

Para verificar o estado de segurança dos aplicativos instalados no seu dispositivo pode usar o Google Play Store Protect. Para isso abra o aplicativo Play Store, depois clique em Play Protect. Busque as informações do estado do seu dispositivo.

ativar o google play protect

Para desativar, ou voltar a ativar, o Google Play Store Protect abra a Play Store e clique em Play Protect no Menu. Depois é só ativar ou desativar “Procurar ameaças à segurança no dispositivo”.

google play store protect ativado

Se quer melhorar a detecção dos aplicativos prejudiciais, ao instalá-los de fontes desconhecidas que não seja o Play Store, o Google Play Protect envia informações sobre esses aplicativos para o Google, ajudando a proteger os usuários de aplicativos prejudiciais.




Apesar da Google Play Store ser fiável, não podemos confiar em todos os produtores de aplicativos.

Infelizmente, existem muitas pessoas que, por pura diversão ou por serem criminosos, colocam softwares maliciosos em aplicativos que nos parecem totalmente inocentes.

Sendo assim, e como nunca sabemos quem está do outro lado da telinha, o melhor é se precaver. Para isso é que existe o Google Play Store Protect. Não deixe de usufruir de toda a proteção e segurança que lhe dá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *