Como mudar a fonte do Android – Personalização – Dicas Droid

Por | Agosto 17, 2016

O sistema Android é bastante personalizavel, permitindo alterar vários elementos visuais (ícones, telas de bloqueio, sons de notificação, etc.). Dessa forma, é possível atribuir um design único ao sistema, capaz de satisfazer os gostos mais requintados.

Uma das alterações que poderá fazer é mudar a fonte do Android, instalando um tipo de letra diferente. Para isso, existem duas soluções simples: personalizar o layout usando um “launcher”, ou usar um aplicativo para instalar fontes no seu Android.

Como mudar a fonte do Android

A primeira solução consiste na utilização de um aplicativo “launcher”. Na prática, os launchers permitem personalizar a aparência padrão do seu Android, sem recorrer a root ou a configurações complicadas.

Um dos aplicativos mais populares é o Go Launcher, que possui uma ferramenta nativa para mudar a fonte no Android.

Na prática, o aplicativo verifica o sistema Android em busca de pacote de fontes, permitindo usar essas mesmas fontes para personalizar o aspecto do seu Android.

Para isso, comece por baixar e instalar o Go Launcher no seu dispositivo. Execute o Go Launcher e aceda ao “Menu” do aplicativo – “Go Configurações”.

mudar a fonte do android

Na janela que surge toque em “Fonte” – “Selecione Fonte”. Escolha o tipo de letra que pretende usar. Infelizmente o tipo de letra não é aplicado em todas as secções do seu Android.

FontFix (root)

Outro aplicativo interessante para mudar a fonte do seu Android é o FontFix. Na prática, o aplicativo consegue instalar os tipos de letra que baixar para o seu dispositivo.

Para isso, será necessário permissões de super usuário (root). Caso necessite de ajuda, poderá consultar o seguinte tutorial: como fazer root no Android.

Para instalar uma fonte basta pressionar o botão de “+” e indicar o directório onde se encontra armazenado o arquivo da fonte “.ttf”.

font installer

Proceda à respectiva instalação e volte a pressionar o botão “+” para aplicar. Caso tenha dúvidas envie o seu comentário.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *