Não consigo desinstalar um aplicativo no Android (Resolvido)

Por | Julho 17, 2016

Não consegue desinstalar um aplicativo no Android? Não entre em pânico, existem várias soluções que permitem corrigir o problema. Por norma, remover aplicativos no Android é bastante simples, no entanto, existem alguns aplicativos que dificultam a sua remoção.

1. Administrador do dispositivo

Por vezes, os aplicativos necessitam de permissões extra para realizar algumas tarefas no seu Android, nomeadamente as que exigem alteração de arquivos do aparelho. Para isso, é necessário se tornarem “Administradores do dispositivo”.




Esse “estatuto” no Android faz com que não seja possível remover o aplicativo da forma tradicional. Em primeiro lugar, é necessário remover as permissões de administrador.

Para isso, comece por aceder ao menu “Configurações” do Android e procure a opção “Segurança”. Procure a opção “Administradores do dispositivo“ e verifique se o aplicativo que pretende remover aparece listado.

Não consigo desinstalar um aplicativo no Android

Em caso positivo, basta desmarcar a caixa de selecção do aplicativo e proceda à respectiva desinstalação normalmente. O aplicativo não aparece na lista de administradores? Avance para o ponto 2.

2. Limpar padrão

Se o aplicativo que pretende remover for usado como padrão para abrir um tipo de arquivo ou funcionalidade do sistema, existe a possibilidade de a desinstalação ser bloqueada. Como tal, experimente aceder ao menu Configurações – aplicativos – selecione o aplicativo que pretende remover – toque no botão “limpar padrão”.

limpar padrao no android

3. Aplicativo nativo

Outra possibilidade é você estar a tentar remover um aplicativo nativo, ou seja, que já se encontrava instalado no dispositivo quando o comprou. Os aplicativos nativos podem estar relacionados com a operadora, o fabricante do smartphone e até mesmo o próprio Google (proprietário do Android).




Para remover um aplicativo nativo é necessário possuir permissões de super usuário, ou seja, possuir um dispositivo com root. Caso contrário, apenas conseguirá desativar o aplicativo. Para mais detalhes poderá consultar o nosso tutorial: como remover aplicativos pré-instalados.

4. Malware

No pior dos cenários o seu Android poderá estar infectado com Malware. Para o ajudar a desinstalar o aplicativo malicioso, poderá experimentar um dos antivírus disponivies no Google Play Store. Caso necessite de ajuda, poderá consultar o nosso tutorial: Melhores antivírus no Android.

Não consigo desinstalar um aplicativo no Android

Continua sem consegue desinstalar um aplicativo no Android? Envie um comentário indicando qual o aplicativo que está a causar o problema, de forma a podermos adicionar mais soluções. Obrigado.

4 comentário on “Não consigo desinstalar um aplicativo no Android (Resolvido)

  1. José Antonio Capelo Lage

    Não consigo desinstalar o aplicativo “floatingcontrol”

    Reply
    1. benfikista Post author

      Olá José, tudo bem? Pelo o que conseguimos apurar, o Floating Control que possui instalado provavelmente possui permissões de administrador. Para remover o aplicativo basta executar os procedimentos do seguinte tutorial: Como desinstalar um aplicativo administrador.

      Reply
  2. Antonio Ferreira Júnior

    O Screen Off Pro não permite nem sequer que eu retire a permissão de Administrador. Ao tentar desmarcar, ele exibe uma mensagem “O Config.Parou”.

    Como desinstalar esta praga!

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *