O que é o notch nos smartphones? Vantagens | Dicas Droid

Por | Julho 29, 2018

A tecnologia está a avançar cada vez mais rápido, com os fabricantes a tentarem marcar a sua posição no mercado, com inovações que tentam suprir as necessidades do usuário. Uma dessas inovações é o notch, amado por uns, odiado por outros, são cada vez mais os modelos que apostam no notch. Mas afinal o que é o notch? Quais são as suas vantagens?




Então, o que é o Notch?

Notch é uma área, especificamente a área superior da parte frontal do smartphone, onde geralmente encontram-se a câmera, e os demais sensores que podem ser os de luminosidade por exemplo. O notch foi a solução encontrada pelas empresas que desejavam atender uma solicitação antiga dos clientes: A tela maior.

O que é o notch nos smartphones

Interessado nos modelos exibidos?

Continuando…

A popularização ocorreu com a Apple, ao lançar o iPhone X, e impressionou ao apresentar um aparelho praticamente sem bordas, como dito uma solicitação antiga da indústria por telas grandes.

O notch permite aos fabricantes entregarem telas cada vez maiores e mais funcionais, já que todos os sensores podem ficar nessa área especifica, sem a necessidade de “matar” o espaço, como no caso do antigo botão Home nos smartphones da Apple.

Apesar de o notch se ter popularizado com a Apple, ela não foi a pioneira, outras marcas já haviam utilizado esse tipo de entalhe, e cada vez mais modelos com notch têm sido lançados no mercado.

Principais Vantagens




Primeiro de tudo é importante frisar que se um smartphone não possui o notch não quer dizer que está ultrapassado, apenas que a empresa optou por seguir modelos diferentes.

Existem muitas marcas que estão lançados linhas sem o entalhe e investem em outros recursos que chamam bastante a atenção dos usuários, por isso, é importante avaliar o que é importante em um smartphone para você antes de classificar o notch como bom ou ruim, no final o que definirá isso será sua necessidade.

Por exemplo, se você busca uma experiência única em tela, onde consiga aproveitá-la ao máximo, e com alta qualidade de definição para jogos ou vídeos, os modelos com entalhe são com certeza uma boa ideia para você.

Outro ponto importante, é que os modelos com notch dispensam botões, já que praticamente todas as funções são acionadas pela tela touch, com exceção para os botões de volume e power.

Marcas como Asus e Huawei estão investindo pesado nessa nova onda e estão agradando cada vez mais aos defensores do entalhe. “Pelo andar da carruagem”, esta onda do notch não será passageira e os fabricantes apostam cada vez mais na redução do custo de produção dos seus smartphones.

Com isso as marcas provavelmente terão que caminhar de acordo com a evolução da indústria.

E aí o que você achou dessa nova onda? Curtiu? Deixe aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *