O que é um produto refurbished? Comprar ou não? | Dicas Droid

Por | Julho 28, 2018

Um produto refurbished, traduzido do inglês, é um produto remanufaturado. Tendo em conta o crescimento desses produtos, é muito provável que já se tenha deparado com esse termo em alguma compra.

O selo remanufaturados nos produtos brasileiros indicam que os produtos podem não ter sido testados, ou sequer retirados das caixas pelos compradores, mas que foram devolvidos por alguma razão. O mesmo acontece com um produto refurbished.




Apesar de nunca terem sido usados, eles não podem ser vendidos como um produto novo, e por isso têm esta nova designação. No entanto, esta é uma situação rara. Normalmente estes produtos são vendidos depois que aparece algum defeito.

produto refurbished

Por exemplo, você compra um celular, e dias depois ele apresenta algumas falhas. Aí você leva para a loja, ou comerciante, para eles efetuarem a troca ou reparação. Quando o erro é muito grande o produto é logo descartado, mas se é uma falha pequena, eles corrigem esse erro, embalam novamente, e o vendem como um produto refurbished.

Esse nome é também dado aos produtos de mostruário ou a produtos que já estejam fora de linha, e por isso não podem ser vendidos pelo valor de linha.

Devemos ter em conta que todos os produtos que tenham o selo de remanufaturado podem ter apresentado defeitos até antes de sair da fábrica, ou podem não ter passado pelas etapas todas da linha de montagem.

Outra possibilidade é o cliente final ter devolvido o produto por não ter gostado de alguma especificação. No entanto, nestes casos, geralmente a loja envia para o fabricante que limpa o produto e volta a embalá-lo para ser vendido como refurbished.

Produto refurbished: Comprar ou não?




Os produtos refurbished voltaram para a fábrica por algum motivo, e por isso recebem esse selo. Por não poder ser vendido como um produto novo, ele é bem mais barato que os outros.

Geralmente esse tipo de produtos não é comercializado em lojas comuns. É mais usual encontrá-los em sites de comércio eletrônico de importados ou lojas de produtos em segunda mão.

Como em tudo, o mais importante é saber de onde vem o produto antes de comprá-lo. Além disso, é imprescindível que preste atenção no valor que estão cobrando pelo produto.

Muitas vezes, ao olharem apenas o lucro, vendem esses produtos ao preço dos novos. Mas se vai pagar o mesmo por um produto novo, por que comprar um que pode vir com algum defeito?

Mas se esses produtos estão com um preço bem abaixo do preço de um produto novo, então pode ser uma grande oportunidade de negócio, mas apenas quando o vendedor do produto refurbished oferecer algumas garantias.

Olhando para a lei, todos os produtos têm 90 dias de garantia, mesmo em casos de produtos refurbished. Não existe uma escolha certa ou errada. De fato, a decisão de comprar, ou não, esse tipo de produto é uma escolha pessoal.

Se resolveu adquirir esse tipo de produtos, deve sempre procurar lojas e sites de confiança, com garantias.
O fato de um produto refurbished ter um preço muito mais baixo também não é bom sinal. Provavelmente ele apresentará alguns defeitos em pouco tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *