Como resolver problemas com Wi-Fi no Galaxy S4

Por | Dezembro 29, 2015

O seu Samsung Galaxy S4 está com problemas a conectar a redes Wi-Fi? Tem dificuldade em manter uma ligação estável? Saiba como resolver o problema com algumas dicas simples.

Como resolver problemas com Wi-Fi no Galaxy S4

Os problemas com as redes Wi-Fi são mais comuns do que se possa pensar, isto porque, as redes Wi-Fi estão sujeitas a diversas “condicionantes”. Em primeiro lugar, é importante realizar alguns testes de “despistagem”:

  • O Galaxy S4 é o único dispositivo com problemas a ligar à rede Wi-Fi?
  • O problema acontece numa rede específica ou em todas as redes Wi-Fi?
  • A rede Wi-Fi possui um bom sinal?
  • A rede Wi-Fi é pública ou privada?







Dica rápida: Experimente reiniciar o seu router (roteador) e aguarde alguns segundos antes de voltar a ligar. Reinicie igualmente o seu Galaxy S4 e experimente conectar à rede Wi-Fi novamente. O problema continua? Então aplique as seguintes soluções:


1. Esquecer a rede Wi-Fi

Comece por aceder às Configurações do seu Samsung galaxy S4 e entre no menu “Conexões de Rede” – “WiFi”. Selecione a rede Wi-Fi que está a usar e clique na opção “Esquecer”. Agora, volte a conectar à mesma rede Wi-Fi inserindo a respectiva senha.

2. Desativar a opção “WIFI Power Save Mode”

Muitos usuários afirmam ter resolvido o problema desactivando a opção “WIFI Power Save Mode”. Para isso, basta aceder à opção “Telefone” do seu Samsung Galaxy S4 e marcar o código *#0011# para ativar o menu “ServiceMode”.

Use o menu de opções do seu S4 para aceder às opções do “WiFi”. No ecrã “WiFi Information” desactive a opção “WIFI Power Save Mode”.

wifi power saver galaxy s4

3. Otimizar rede Wi-Fi

Verificar se a rede Wi-Fi que você está a tentar aceder possui um “sinal” forte, capaz de garantir uma ligação rápida e estável. Para isso, recomendamos a utilização do aplicativo “Wifi Analyzer“.

Caso o sinal da sua rede seja “fraco” ou sujeito a muitas interferências poderá experimentar algumas otimizações nas opções do seu Router:

  • Mudar o canal da rede Wi-Fi;
  • Aumentar a largura de banda do canal;

Embora esta operação possa ser efectuada através do seu dispositivo Android, é recomendável usar um computador (é mais fácil para obter o IP de acesso ao router). Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial do nosso blog SafePC Tuga: Como acessar as configurações do roteador.

problemas com wi-fi no galaxy s4

É igualmente importante testar a velocidade da rede Wi-Fi, garantindo que as alterações têm um efeito “positivo” na ligação. Para isso, recomendamos a utilização do aplicativo SpeedTest.

4. Atualizar o FirmWare do Roteador (router)

O FirmWare é o “software” que controla o seu dispositivo. A maioria dos dispositivos atuais possui um firmware atualizável existindo diversas razões para querer atualizar o firmware do roteador. As atualizações garantem maior estabilidade, segurança e performance.

Para atualizar o firmware do seu roteador basta aceder ao site do fabricante e baixar a versão do firmware mais recente, juntamente com as instruções necessárias (variam consoante o modelo).




5. Mudar protocolo de segurança da rede

Alguns utilizadores afirmaram que o problema ficava resolvido após mudar o protocolo de segurança da rede Wi-Fi de AES para outros protocolos (por exemplo, WPA-2). Essa mudança deve ser efectuada através das configurações do seu router (como explicado no passo 2).

Nota: Caso não exista uma melhoria na ligação recomendamos que volte a ativar o protocolo AES (Atualmente o mais seguro).

6. Entrar em modo segurança

O Modo segurança permite executar o seu Android carregando apenas os serviços “mínimos” (sem aplicativos de terceiros). Dessa forma, poderá “comprovar” se o desempenho da ligação não está a ser comprometido por aplicativos externos.

modo segurança android

Em caso positivo, basta remover aplicativo “problemático”. Uma boa pista, é começar pelos aplicativos instalados (ou atualizados) recentemente. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como entrar em modo segurança no Android.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *