Como proteger o Smarphone de danos (capas e películas)

Por | Setembro 6, 2017

Assim que investimos num telemóvel, queremos é mantê-lo pelo máximo de tempo possível. Analisando o mercado das tecnologias, verifica-se que os Smartphones são cada vez mais finos e tendencialmente mais frágeis, sendo então importante fazer um pequeno investimento na sua proteção.

Quer o Smartphone seja à prova de água e/ou de poeiras ou seja à prova de choque, convém tomar todas as precauções para que uma eventual queda ou choque não acabe mesmo por danificar o aparelho (o que pode ser bastante dispendioso).

É exatamente para isso que existem as capas dos telemóveis e as películas para o ecrã. Mas, como em tudo, há sempre vantagens e desvantagens a ponderar antes de comprar acessórios para o smartphone.

Vantagens

1. Se você for daquelas pessoas bastante desastradas, então uma capa é, seguramente, um excelente investimento para manter o bom aspeto e funcionamento do celular, porque o aparelho não quebra com facilidade ao usar uma capa e não fica com o ecrã facilmente riscado ao usar película.

2. Caso um dia decida vender o seu celular para comprar outro, a capa e a película permitem manter o bom estado inicial do seu celular. Sem riscos e sem nada quebrado, o seu celular antigo não é desvalorizado na hora de o vender a outra pessoa.

3. Existe uma grande variedade de capas para celular, desde aquelas já pré-fabricadas até às capas personalizadas. Aproveite para se destacar com as capas que você mais gosta. E o melhor: pode escolher mais que uma para ir mudando consoante quiser.



Desvantagens:

1. Ao usar capa, o seu celular fica mais volumoso e ocupa mais espaço dentro do seu bolso ou da sua carteira.

2. Tanto a capa como as películas de plástico ajudam a manter o bom estado físico do seu celular, mas não são infalíveis: é possível que o seu celular com capa quebre caso a queda seja muito grande e também é possível que fique com o ecrã riscado caso um objeto muito afiado passe por cima dele.

3. As capas têm tendência a acumular alguma sujidade, o que implica que você vá tendo o cuidado de limpar a capa de vez em quando para não manter o pó junto do celular.

4. Como são fechadas, as capas tendem a sobreaquecer o celular, podendo afetar negativamente o funcionamento e durabilidade da bateria assim como o próprio funcionamento do smartphone, tornando-o mais lento.

5. Comprar uma boa capa e uma boa película para o celular pode ser um pouco dispendioso, dado que os custos nem sempre são acessíveis (embora dependa do local onde se faça a compra dos acessórios).

Cabe ao comprador optar pelo que prefere no que respeita à segurança, estética e/ou ergonomia do celular. Nem sempre é muito prático ter estes acessórios, mas são eles que permitem salvaguardar, de certa forma, a durabilidade do celular.

Se ainda estiver interessado/a em adquirir algum destes acessórios para o seu aparelho eletrónico, deixamos-lhe aqui a descrição do que o mercado das tecnologias atualmente disponibilizam.

Capas para Celular

– O bumper apenas envolve as laterais do celular, deixando o ecrã e a parte traseira desprotegidas. É uma capa mais leve e menos volumosa que protege apenas as partes mais suscetíveis de quebra quando o celular cai. O seu material é uma combinação de borracha com plástico.

– O flip não só serve como capa, como permite uma proteção absolutamente total de todos os ângulos do celular por ter uma tampa incorporada.

capa flip Samsung

Para muitos não é considerado um acessório muito prático por haver a necessidade de abrir/fechar a tampa, embora seja aquele que melhor protege o celular.

O material varia entre diversas opções, como o couro, fibra de carbono e uma combinação de fibra e plástico, podendo variar também ao nível de cores, texturas e padrões.



– A capa de silicone é a mais comum e mais conhecida do mercado. Protege apenas as laterais e a traseira do celular, é bastante maleável e mais acessível em termos de custos.

capa de silicone

– A capa de TPU (sigla inglesa para Polímero Termoplástico) também protege apenas as laterais e a traseira do celular. É mais rija e resistente, mas não necessariamente mais prática, embora proteja melhor que a de silicone.

proteger o Smarphone

– A capa com zíper é muito semelhante a um porta-moedas, mas com a única finalidade de transportar o celular em qualquer lado sem que ele fique riscado. Apesar de o material de fabrico variar entre o couro, veludo e material sintético, é o acessório menos aconselhado do mercado no que respeita à proteção do seu celular porque não evita a quebra em caso de choque/queda.

Não é também nada prático, porque tapa qualquer tipo de visibilidade, obrigando o utilizador a extraí-lo da capa sempre que quiser utilizar o aparelho. Mesmo sendo a capa menos dispendiosa do mercado, é aquela que mais facilmente se desgasta.

Películas para o ecrã do celular

– A película protetora, cujo material é essencialmente à base de plástico, facilita apenas a proteção contra arranhões, sujidade e gordura, não sendo útil para evitar a quebra do ecrã em caso de choque. É a mais barata do mercado, mas que implica ser trocada de vez em quando por questões de desgaste ao longo do tempo.

– A película de vidro temperado é mais rija e espessa, proporcionando uma proteção muito mais eficaz contra riscos, quebra do ecrã, gordura e também muito eficaz na segurança e funcionamento do ecrã quando exposto à água e a poeiras.

Apesar de ser dispendiosa, a sua durabilidade é mesmo muito grande, não sendo necessário trocá-la com frequência (a menos que o celular se exponha a um choque tão grande que acabe danificando a película).

Comprar capas e películas baratas

Na Internet, existem várias lojas virtuais capazes de disponibilizar capas para telemóveis personalizadas para o seu dispositivo, a preços bastante atrativos. Uma dessas lojas é o LightintheBox. Na prática, basta fazer uma pesquisa com o seu modelo específico (como saber o modelo do smartphone).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *