Quais as novidades do Android Oreo? – Dicas Droid

Por | Março 4, 2018

O Android Oreo trouxe muitas novidades. As mudanças visuais não são muito significativas, mas em termos de operacionalização podemos ver que está muito melhor que nas versões preliminares. Nesse artigo podemos ver quais as principais novidades e o que pode usufruir ao instalar essa versão Android.

novidades do android oreo

Novidades do Android Oreo

Quem gosta de tecnologias sempre se empolga com as coisas novas que vão surgindo. Por isso mesmo a Google não poupou esforços no lançamento do Android Oreo. Veja as principais novidades!

Inicialização muito mais rápida

Os usuários do Android Oreo destacam a inicialização bem mais rápida dos dispositivos. Apesar do sistema do Robô ser mais lenta que o iOS, com o Oreo isso mudou. De acordo com a Google, o 8.0 Oreo vai ser ainda mais rápido para ligar, poupando cerca de metade do tempo.

Minimização de Apps em segundo plano

Esta é outra das características que se destacam no Oreo. De forma a melhorar o desempenho do SO, limitaram o limite de execuções em segundo plano. Assim, há uma minimização da atividade de apps em segundo plano o que permite economizar bateria. Além disso, com esta limitação conseguimos um maior poder de processamento para as aplicações que estamos a usar.

bateria android

Auto-completar logins de forma nativa

Esta função já não é propriamente nova. A Google já tinha testado este recurso no Android, mas a partir de agora estará disponível para todos os Smartphones Android Oreo 8.0 e para todas as aplicações.

A vantagem é que já não precisa colocar o seu nome de usuário e senha quando trocar de dispositivo ou tiver de reinstalar uma aplicação. A partir de agora esta ação será automática.

Picture-in-picture

Com o Android Nougat já tínhamos descoberto a multi-tarefa no ecrã dividido. Agora temos o Picture-in-picture. A partir de agora podemos minimizar uma aplicação para um dos cantos do ecrã e usar outras ferramentas.

Durante muito tempo, foi necessário um aplicativo específico, por exemplo, para os usuários procuram este tipo de funcionalidade para reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano.


Notificações

Uma das coisas que os usuários que mudavam do iOS para o Android mais estranhavam era o facto de não mostrar um contador de notificações no ecrã principal.

A Google, com o Android Oreo, implementou essa funcionalidade, mas melhorada. É possível ver apenas um pontinho no ícone e não precisamos abrir a guia superior para ver as notificações. Para ver os detalhes basta dar um toque mais longo no ícone.

Google Play Protect

A Google está empenhada em assegurar a segurança de todos os utilizadores. Com o Google Play Protect o robô faz a verificação das aplicações instaladas diariamente, assim como aquelas que estão no Google Play.

As aplicações que forem consideradas suspeitas são analisadas mais profundamente. No caso de serem considerados malwares nocivos, estes são eliminados dos dispositivos que tenham o Android Oreo.

google play protect

Novos Emojis

Os emojis foram todos redesenhados. Já não lida com as carinhas em forma de bolha e aproximam-se dos emojis criados pela Microsoft e Apple. Além de conseguir uma universalização dos emojis, a Google criou mais 60 novinhos e prontos a experimentar!

Atualizações rápidas

As atualizações agora são feitas de forma muito mais rápida graças ao Project Treble. Trata-se de uma compartimentação dos segmentos do sistema operacional de forma a tornar o código modular.

Desta forma os fabricantes que estiverem a trabalhar em atualizações podem mexer só no que é necessário. Além disso, permite que os dispositivos durem mais.

O que achou das novidades do Android Oreo? Ainda não instalou? As pessoas que já atualizaram ficaram rendidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *