Recuperar arquivos de Smartphone com tela quebrada (3 Soluções)

Por | Junho 4, 2017

Quebrou a tela do seu Smartphone? Não consegue visualizar a imagem ou o touch não funciona? Saiba como recuperar os seus arquivos (fotos, vídeos, músicas, etc) com relativa facilidade.

Os Smartphones possuem telas cada vez mais resistentes, com a optimização dos materiais como o Gorilla Glass (conhecido como Super Vidro). No entanto, nem todos os dispositivos possuem este material, e uma pancada no sítio certo, pode quebrar o vidro e danificar o display do seu Smartphone.

É óbvio que poderá reparar o seu equipamento, no entanto, existem situações em que o preço da reparação não é compensatório, sendo preferível comprar um Smartphone novo.

Mas pior que perder o seu Smartphone, é perder todo o conteúdo contido no mesmo (fotos, contactos, vídeos, etc.). Não obstante, é possível recuperar praticamente todo o conteúdo com alguns procedimentos simples.

tela quebrada

1. Conectar o Smartphone ao PC

A primeira solução, consiste em conectar o seu dispositivo ao computador. Comece por remover o cartão SIM e o cartão de memória (que poderá conectar separadamente ao PC). Mesmo sem visualizar reproduzir imagem, o seu Windows irá reconhecer o dispositivo conectado, apresentando os arquivos armazenados.

2. Conectar rato (mouse) ao seu Android

Se consegue visualizar a imagem do seu Android, mas a tela touch não funciona, poderá usar um rato (do seu computador) para navegar nos menus do seu Android e recuperar os seus arquivos.

Para isso, basta conectar o rato através de um cabo USB OTG ao seu dispositivo. Na prática, o cabo USB OTG possui uma entrada USB Fêmea numa das extremidades, e outra micro USB para conectar ao seu dispositivo.

Após ligar o rato, surge o cursor do rato na tela do seu Android (à semelhança do que acontece no PC).

3. Dr. Fone




O Dr. Fone é um programa gratuito para testar, que permite a recuperação de arquivos de dispositivos com tela quebrada. Na prática, será possível recuperar arquivos mesmo que o dispositivo possua um PIN de bloqueio.

Outra funcionalidade interessante, é que o DR. Fone permite visualizar a imagem do seu Smartphone, facilitando a tarefa de recuperação, por exemplo, permitindo exportar os contatos e outros arquivos para serviços de hospedagem em nuvem (Google Drive).

Comece por baixar o Dr. Fone (Android) para o seu computador e proceda à respectiva instalação. Execute o programa e conecte o seu dispositivo Android ao PC.

O menu do programa é bastante intuitivo e encontra-se em português. Poderá usar a opção “Recuperar dados” para analisar o seu dispositivo em busca dos arquivos “recuperáveis”, ou usar a opção “Gravador de Tela”, para visualizar a tela do seu dispositivo (ou seja, a imagem que deveria surgir na tela).

Possui outra sugestão? Envie o seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *