Como remover aplicações pré-instaladas Android (nativas)

Por | Dezembro 16, 2015

No Android é muito comum encontrar aplicações pré-instaladas, que pouco ou nada acrescentam ao seu dispositivo. Não obstante, você poderá remover as aplicações pré-instaladas permitindo libertar espaço, melhorar a performance e economizar bateria.

Como remover aplicações pré-instaladas Android

1. Desativar Aplicativos

O Android possui uma opção nativa que permite desactivar os aplicativos pré-instalados facilmente. Após a desactivação, o aplicativo deixa de ser executado e desaparece da lista de aplicativos instalados. Este método é mais seguro e não necessita de root.

Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do seu Android e tocar na opção “Aplicativos”. Agora, selecione a aplicação que pretende remover e toque no botão “Desativar”.

remover google mais do android

Importante: Se o aplicativo que você desactivou for importante para o correto funcionamento do seu Android, poderá reverter as alterações facilmente. Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” – “Aplicativos”. Deslize para a esquerda até aceder ao separador “Desativados”. Por fim, basta selecionar o aplicativo desejado e tocar no botão “Ativar”.

2. Titanium Backup

O Titanium Backup é um aplicativo gratuito que permite remover por completo as aplicações pré-instaladas no Android. Este aplicativo necessita de permissões de super-usuário, ou seja, requer um dispositivo roteado.

Antes de avançar com este segundo procedimento deve considerar:

  • Fazer root invalida a garantia do seu dispositivo;
  • Se o root correr mal, seu dispositivo pode ficar seriamente comprometido (danificado);
  • Se remover aplicações que não deve (Sem efectuar o backup), poderá ser necessário reinstalar a ROM original.

Dito isto, se pretender avançar basta proceder à instalação do Titanium Backup e garantir permissões de super usuário ao aplicativo.

remover apps pré instaladas nativas no android

Agora, aceda ao separador “Backup / Restauração” e selecione o aplicativo que irá remover.

<remover app no titanium

Caso seja necessário, poderá criar um “Backup!”. Embora não seja necessário é recomendável. Para terminar, toque no botão “Desinstalar” e confirme que pretende remover a aplicação pré-instalada do Android.

remover aplicações nativas no android

Caso tenha dúvidas, basta enviar o seu comentário, ou aceder ao nosso fórum.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *