Como resolver erro no Google Play Store – Dicas Droid

Por | Janeiro 27, 2016

Não consegue baixar aplicativos do Google Play Store? Recebe mensagens de erro constantes? Saiba como resolver o problema facilmente.

O Google Play Store é a principal meio para baixar aplicativos no Android (embora existam alternativas). Existem diversos factores que podem impedir o correcto funcionamento do Google Play Store, desde problemas com a cache, erros em aplicativos Google, data e hora errada, problemas com a sua conta Google, etc.

Para obter mais detalhes sobre determinado erro, será necessário obter o código de identificação do erro. No Dicas Droid, poderá encontrar as soluções para diversos erros:

Como resolver erro no Google Play Store

Caso o erro que está a visualizar não se encontre na nossa lista, poderá enviar um comentário solicitando mais detalhes, teremos todo o gosto em ajudar.

Como resolver erro no Google Play Store

Se por algum motivo não conseguir encontrar os detalhes do erro, experimente aplicar as seguintes soluções.

Verificar data e hora

Por vezes ao remover a bateria do dispositivo, pode acontecer que o mesmo fique com a data e hora desactualizada.

Essa situação é suficiente para impedir o download de novos aplicativos. Para resolver, basta aceder ao menu “Configurações” – “Data e Hora” – “Definir data” e “Definir Hora”.

Verificar se existe espaço suficiente

Por norma, os aplicativos são instalados na memória interna (pode ser configurado para instalar diretamente no cartão SD).

É importante garantir que possui espaço suficiente. Por vezes, é normal possuir algum espaço na memória interna e o dispositivo continuar a rejeitar a instalação, visto que, o Android necessita de um espaço de armazenamento mínimo de segurança.

Dica: Saiba como liberar espaço no Android (9 Dicas)

Limpar a cache

Limpar a cache dos aplicativos permite corrigir um vasto leque de erros que afeta o funcionamento dos aplicativos (não só do Google Play). Para isso, aceda ao menu Configurações (Ou definições) – Aplicativos – Google Play Store.

Pressione o botão “Limpar Dados” (limpa a cache mais os dados do aplicativo em simultâneo). Se você possui um “otimizador de desempenho” poderá limpar a cache dos aplicativos automaticamente evitando este tipo de problemas.

google play cache-min

Google framework e gestor de downloads

Existem outros aplicativos essenciais para o funcionamento do Google Play Store que também podem estar com problemas de cache. Volte a aceder ao menu Configurações – Aplicativos.

Deslize para a esquerda para aceder ao separador “todos” procure os aplicativos Google Framework e Gestor de Downloads (ou Gestor de Transferências) e proceda à respectiva limpeza da cache.

Voltar a adicionar a conta Google

Outra solução muitas vezes sugerida é voltar a adicionar a sua conta Google. Para isso, basta aceder ao menu Configurações – contas – selecionar a sua conta Google e toque no botão de opções (3 pontos). Por fim, selecione “remover conta”. Reinicie o seu smartphone e aceda ao mesmo menu para proceder à adição da conta Google novamente.

adicionar conta google

Problemas de atualizações

Se o Google Play Store deixou de funcionar após uma atualização, poderá resolver o problema revertendo o aplicativo para o seu estado “nativo”. Para isso, basta aceder ao menu Configurações – Aplicativos – Google Play Store. Clique no botão desinstalar atualizações.

desinstalar atualizacoes google play-min

Baixar e instalar o Google Play Store mais recente

Se as atualizações não eram o problema, poderá experimentar o “caminho oposto” e instalar a versão mais recente do Google Play Store. As atualizações da loja de aplicativos são quase diárias, e muitas vezes tardam em chegar ao seu dispositivo.

Para resolver o problema, experimente baixar o Google Play Store através do Apkmirror. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como baixar o Google Play Store.




Trocar de ligação

Por vezes, existem problemas de conectividade a determinadas redes. Experimente usar uma ligação diferente (tráfego de dados ou Wi-Fi) para baixar aplicativos.

Fazer um reset de fábrica

Se todas as soluções estiverem esgotadas, poderá sempre experimentar reverter o seu Android para configurações de fábrica. Para mais detalhes consulte: Como reverter o Android para configurações de fábrica.

2 comentário on “Como resolver erro no Google Play Store – Dicas Droid

  1. Max

    Estou tentando baixar um jogo pela play store, mas quando termina de baixar aparece “erro: -18”. Me ajudem!

    Reply
    1. benfikista Post author

      Olá Max, para resolver o erro: -18 do Google Play, experimente aceder ao menu “Configurações” – Armazenamento e toque no botão “desmontar Cartão SD”. Volte a tentar instalar / atualizar o aplicativo e verifique se o erro “-18” desapareceu. Caso necessite de mais ajuda, envie um novo comentário. Atenciosamente, Dicas Droid.

      Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *