Como resolver o erro 410 do YouTube (Android)

Por | Agosto 1, 2018

Neste tutorial, iremos explicar como corrigir o erro 410 do YouTube. Este erro pode surgir em smartphones e tablets Android ou em Smart TVs. As soluções abordam ambos os cenários.

erro 410 do YouTube

Como resolver?

1. Em primeiro lugar, vamos começar pelo básico, ou seja, excluir os arquivos cache do aplicativo YouTube. Para isso comece por aceder às definições (configurações) do seu Android e procure opção aplicativos. Na lista de aplicativos procure o YouTube e selecione a opção “Armazenamento”.

cache do aplicativo YouTube

Para terminar, clique no botão “Eliminar Cache”.

2. Remover conta Google

A segunda solução, passa por remover (temporariamente) a conta Google do seu dispositivo. Este procedimento também poderá ser aplicado em Smart TVs, bastando fazer o logout.

No Android comece por aceder às definições (Configurações) – Contas. Selecione a conta Google que utiliza para gerir o seu dispositivo. Caso possua mais do que uma conta, é recomendável excluir todas as contas Google associadas.

Remover conta Google

Quando terminar poderá Adicionar à sua conta ao Android.

3. Experimentar outra rede

Atendendo que a mensagem de erro indica o erro 410 é um problema de rede, experimente usar uma rede diferente para aceder à Internet. Por exemplo, se está a usar o tráfego de dados, experimente uma rede Wi-Fi.

Alguns usuários reportaram que a situação ficava resolvida recorrendo a utilização de uma VPN virtual private Network. No Android Existem várias VPN a sua disposição consulte a nossa lista.

Atualizar o YouTube

Aceda ao Google Play e no menu de opções clique em “Meus Aplicativos”. Verifique se existe alguma atualização do YouTube. Se sim, proceda à atualização do mesmo. Também poderá usar uma loja externa como o apkmirror para procurar outras versões do YouTube (por exemplo, uma versão anterior que funcionava corretamente).

Para instalar um aplicativo externo ao Google Play será necessário ativar as “Fontes Desconhecidas”. Para mais detalhes consulte o nosso tutorial: Quais as alternativas ao Google Play.

Fazer um reset as preferências dos aplicativos

Outra solução sugerida pelos nossos leitores foi repor as preferências dos aplicativos. Para isso, basta aceder às configurações do seu Android e procurar a opção “Aplicativos”. Agora, pressione o botão de 3 pontos e selecione a opção Redefinir preferências dos aplicativos.

preferências dos aplicativos

Verificar se o YouTube se encontra bloqueado no acesso à Internet.

O Android possui uma opção bastante interessante que permite bloquear o tráfego de dados de certos aplicativos, impedindo o acesso à Internet. Como seria expectável, o YouTube poderá consumir bastante tráfego de dados rapidamente levando o usuário a desejar bloquear o acesso à Internet.

Caso o tenha feito, e pretenda desfazer esta opção basta aceder às Configurações do seu Android e procurar a opção “redes sem fios e outras” – Dados Móveis – Tráfego de dados. Procure o YouTube na lista de aplicativos e confirme se o mesmo possui livre acesso à Internet.

Conseguiu resolver o problema de forma diferente? Envie o seu comentário com a solução que encontrou e ajude outros usuários que enfrentam o mesmo problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *