Android esquentando muito – Como prevenir? [Resolvido]

Por | Agosto 16, 2016

O aquecimento dos dispositivos Android é um problema bastante comum, mas não deve ser encarado de ânimo leve. O aquecimento contribui para o desgaste do processador (CPU) e bateria, bem como de outros componentes electrónicos, o que reduz o tempo de vida útil dos mesmos.

Por norma, um dispositivo Android com problemas de sobreaquecimento, também costuma exibir problemas de autonomia da bateria. Mas sendo assim, como podemos resolver o problema?

O que causa o aquecimento do Android?

O aquecimento é provocado quando existe uma maior utilização do processador (CPU), ou a carga da bateria é esgotada muito rapidamente (normalmente as duas coisas estão ligadas).

Como tal, é normal sentir a temperatura do dispositivo aumentar sempre que estiver jogando, fazendo vídeos em HD, visualizando vídeos no YouTube, etc.

Existem ainda outros factores que podem provocar o aquecimento do dispositivo, como por exemplo, a exposição solar, o overclocking, etc.

Android esquentando muito – Como prevenir?

Parar aplicativos em segundo plano: Um dos grandes factores que contribui para o aquecimento do dispositivo, é o excesso de aplicativos em segundo plano. A solução passa por desactivar esses mesmos aplicativos (caso sejam desnecessários, poderá proceder à sua remoção).

Para o ajudar, poderá usar o aplicativo “Greenify”, que permite “hibernar” os aplicativos que não estiver a usar. O seu Android irá ficar mais rápido, com maior autonomia de bateria, e claro, mais “fresco”.

greenify

Na prática, basta tocar no botão “+” e selecionar os aplicativos que pretende “Hibernar”. Para terminar, toque no botão de confirmação. Os dispositivos com permissões “Root” possuem mais opções para poupar bateria.

Clean Master: O Clean Master é um aplicativo “limpador” que permite otimizar o desempenho do seu dispositivo em poucos passos.

O Clean Master possui uma ferramenta que permite monitorizar a temperatura do seu Android, e reduzir a temperatura através do encerramento de aplicativos em segundo plano.

Para isso, basta executar o Clean Master e aceder ao menu “Ferramentas” – “resfriador da CPU”. Toque no botão “Refrigerar” para baixar a temperatura do dispositivo.

clean master resfriar cpu

Overclocking: Fazer um overclock ao processador do seu Android pode ser uma excelente forma de melhorar o desempenho do dispositivo. No entanto, alterar as especificações do fabricante tem as suas consequências, nomeadamente, aumentar o calor produzido pela CPU.

Como tal, experimente reduzir o clock da CPU para a frequência padrão, de forma a evitar problemas de aquecimento.

Remover a capa: Uma forma de reduzir o aquecimento do seu dispositivo é removendo a capa. Já sabemos que a capa funciona como proteção, mas se pretende reduzir a temperatura mais rapidamente, é importante deixar o ar circular.

Importante: É importante salientar que a redução da temperatura não se faz sentir imediatamente. Aguarde alguns minutos até verificar a temperatura novamente.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *