Teclado Android parou de funcionar – o que fazer?

Por | Janeiro 26, 2017

O seu dispositivo Android exibe erros indicando que o teclado parou de funcionar? Saiba como resolver o problema com várias soluções simples.

Este erro é particularmente incomodativo, impedindo o usuário de realizar qualquer operação que envolva escrever, nomeadamente enviar mensagens, fazer pesquisas, etc.

teclado android parou de funcionar

Como resolver “Teclado Android parou de funcionar”

1. Remover App de personalização – Em alguns casos, este erro surge após a instalação de um aplicativo de personalização (como por exemplo, um tema), para alterar a aparência do Android ou somente do teclado.

Como tal, experimente remover qualquer aplicativo de personalização ou tema que tenha adicionado.

Reiniciar teclado do Android

Outra opção consiste em reiniciar o teclado do Android. Para isso, comece por aceder ao menu “Configurações” – Aplicativos. Deslize até ao separador “Todos” e procure o aplicativo “Teclado”.

Caso possua um smartphone Sony ou Samsung, deverá pesquisar os aplicativos “Teclado Sony (ou Xperia)” e “Teclado Samsung” respetivamente. Toque no botão “Forçar Parada”, se isso não for suficiente, toque no botão “Limpar dados”.

Reiniciar dispositivo

Por vezes um simples reiniciar do dispositivo é suficiente para corrigir o problema. Ao reiniciar, o seu dispositivo irá recarregar os arquivos do sistema e resolver o erro.

Reinstalar / trocar o teclado

Outra solução, consiste na troca ou reinstalação do aplicativo do teclado. No Google Play encontrará o Google Keyboard, uma excelente alternativa ao teclado padrão do Android.

Poderá ainda encontrar vários “teclados” e os respectivos arquivos de instalação no repositório apkmirror. Faça uma pesquisa por “Keyboard” e baixe o arquivo “.apk”.

Se optar por instalar um teclado do apkmirror, terá de ativar a opção “Fontes Desconhecidas” para instalar fora do Google Play. Para isso, comece por aceder ao Menu “Definições” (Configurações) – Segurança – “Fontes desconhecidas”.

Reset de fábrica

Caso o problema persista, poderá fazer um reset de fábrica. O dispositivo irá carregar as definições de fábrica, corrigindo as alterações que possam estar a impedir o correcto funcionamento do dispositivo.

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como fazer um reset de fábrica no Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *