Use o seu Android como câmera de Vigilância (Segurança)

Por | Maio 1, 2016

Pretende proteger a sua casa com um sistema de vídeo vigilância? O Android poderá ser a solução, permitindo manter a sua casa debaixo de olho à distância e gratuitamente.

Na prática, será necessário um dispositivo de “captura” com uma câmera funcional (poderá usar um dispositivo Android antigo, que não esteja em uso no seu dia à dia). Em alternativa, poderá usar a Webcam do seu computador como câmera de vigilância, e consultar a imagem através do seu Android.




Para completar o sistema, será necessário o aplicativo gratuito AtHome Camera e o AtHome Video Streamer. Se optar pela compra do plano “PRO”, também será possível guardar os vídeos da sua câmera na cloud (nuvem).

Use o seu Android como câmera de Vigilância (Segurança)

Comece por instalar o Athome Video Stream no dispositivo Android que irá transmitir a imagem da câmera. Se pretende usar a Webcam do computador para vigiar a sua casa, deverá aceder ao site do fabricante (ichano.com) e baixar a versão “Windows” do AtHome Video Stream.

Na janela do aplicativo, irá surgir a imagem da sua câmera (por defeito, a câmera traseira) bem como os dados de “login” necessários para aceder ao stream da imagem. No Windows, será necessário clicar no botão “Streamer Settings” para obter os dados de login.

android como câmera de vigilância dados login athome

Visualizar a imagem da câmera

Proceda à instalação do aplicativo “AtHome Camera” no dispositivo onde pretende visualizar a imagem da câmera. Poderá baixar a versão Android através do Google Play Store, ou para Windows através do site do fabricante.

Toque no link “Create Account” para criar a sua conta AtHome gratuita. Toque no botão “+” que encontra no topo da página e selecione a opção “Add Camera by CID”.

Digite os dados de login que foram fornecidos através do AtHome Video Stream, que instalou no dispositivo que irá transmitir a imagem. Se tudo correu bem, você irá visualizar a imagem da câmera do seu dispositivo.

adicionar camera vigilancia android

Repare que o aplicativo possui ainda várias opções interessantes que permitem gravar a imagem da Webcam (Record), ligar o Flash, trocar para câmera frontal, etc.

Se tocar no botão de opções junto ao feed da câmera no aplicativo “AtHome Camera”, poderá ativar a opção de deteção de movimento. Para isso, aceda à opção “Motion Alarms” – “Motion Detection”.

opçoes android detecao movimento

Defina o intervalo de tempo em que deve ser aplicada a deteção de movimento bem como a “sensibilidade” da câmera, em que “low” exige bastante movimento e “high” pouco movimento.

Dica final: Para evitar a falha do seu sistema de vigilância, é recomendável manter o seu dispositivo a carregar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *