Não consigo enviar MMS no Android (Soluções)

Está com problemas em enviar (e receber) MMS no Android? Saiba como resolver o problema com algumas dicas simples. Na maioria dos casos, o problema está na configuração da APN.

Apesar das MMS (Multimedia Messaging Service) estarem a perder a sua preponderância, perante o enorme crescimento de aplicativos como WhatsApp ou Facebook Messenger, elas continuam a ser enviadas todos os dias por milhares de utilizadores.

mensagens

Não consigo enviar MMS no Android – Como resolver?

1. Tal como já foi referido, o problema poderá ser uma má configuração da APN (Acess Point Name) da operadora. Existem duas formas de corrigir o problema, a primeira, adicionando a informação manualmente.


Para isso, basta aceder às Definições do seu Android > Rede Móvel > Dados Móveis > Nomes dos pontos de Acesso (APN). Agora, toque no botão de 3 pontos e escolha “Novo APN”.

Será necessário preencher uma lista de campos com os dados específicos da operadora. Por exemplo, em Portugal, para as duas maiores operadoras móveis deveria usar as seguintes informações:

APN Vodafone:
Nome: Vodafone net2
APN: net2.vodafone.pt
Proxy: iproxy.vodafone.pt
Porta: 80
Nome de Utilizador: vodafone
Palavra-passe: vodafone
Servidor: Não definido
MMSC: http://mms.vodafone.pt/servlets/mms
Proxy de MMS: iproxy.vodafone.pt
MCC: 268
MNC: 01
Tipo de Autenticação: nenhum
Tipo APN: internet+mms+dun

APN MEO
Nome : MMS MEO
APN: mmsc.tmn.pt
Proxy: Não definido
Porta: Não definido
Nome de usuário: em branco
Senha: em branco
Servidor: Não definido
MMSC: http://mmsc/
Proxy de MMS: 10.111.2.16
Porta MMS: 8080
MCC: 268
MNC: 06
Tipo de autenticação: PAP
Tipo de APN : MMS
Protocolo de APN: IPv4/IPv6
Protocolo de roaming do APN: IPv4
Portador: não especificado
Tipo de MVNO: Nenhum(a)


Caso necessite de ajuda para obter a APN da sua operadora basta enviar o seu comentário. Em alternativa, poderá usar o aplicativo APN Settings, que analisa qual é a sua operadora e lhe exibe uma lista de APN’s conhecidas.

2. Problemas com apps de terceiros

Experimente reiniciar o seu Android em modo de segurança. Dessa forma, os aplicativos de terceiros serão desativados, permitindo verificar se existe alguma "incompatibilidade" que esteja a bloquear o envio / recepção de MMS. Para mais detalhes, poderá consultar o nosso tutorial: Como entrar em modo segurança (seguro) no Android.

Caso o problema seja resolvido, basta detectar o aplicativo problemático (por exemplo, removendo os aplicativos instalados recentemente) até o problema desaparecer definitivamente.

Deixe um comentário