Como Ativar o Modo Noturno no Instagram

O modo noturno está a ser implementado pela maioria dos aplicativos e sistemas, sendo o Instagram o último a aderir a esta nova tendência. O modo noturno é menos agressivo para os olhos, especialmente em ambientes menos iluminados, além de permitir poupar bateria em dispositivos com tela AMOLED (veja o tipo de tela usada pelo seu smartphone).

modo noturno no instagram

Por padrão, o Instagram adapta o tema às preferências que o usuário usa no dispositivo. Ou seja, se você usa o modo noturno no Android, é provável que já possua o tema noturno ativo no Instagram. Se o tema não foi aplicado, basta executar estes 4 passos simples.


Ativar o modo noturno no Instagram

  1. Comece por aceder ao aplicativo do Instagram, e clique na foto do seu perfil.
  2. No topo superior direito toque no botão de Opções (3 barras).
  3. Em seguida, escolha “Definições” (Engrenagem) e navegue até à opção “Tema”.
tema do instagram

4. Agora, basta escolher qual o tema que pretende usar, neste caso, tema “Escuro”. O Instagram irá alterar o seu design de forma instantânea. De salientar, que esta alteração apenas se aplica no aplicativo, se aceder ao seu Instagram através do navegador, irá visualizar um tema claro.

Forçar modo noturno do Instagram no Chrome

Se costuma aceder ao Instagram através do navegador, poderá forçar o “dark mode” ativando a funcionalidade do Chrome. Para isso, basta abrir o Google Chrome e num novo separador digite “chrome://flags” (sem aspas).


Surgem as funcionalidades de teste do seu Chrome. Agora, basta pesquisar pela funcionalidade “Force Dark Mode” e troque para “Enabled”. Será necessário reiniciar o navegador, para aplicar esta nova funcionalidade.

enabled force mode

Ao aceder ao Instagram irá ver o tema noturno ativo, no entanto, é normal que vários elementos não fiquem perfeitamente ajustados, nomeadamente o logotipo. Caso não fique convencido, poderá simplesmente voltar a desativar o “Force Dark Mode”. Caso tenha alguma dúvida, envie o seu comentário. Obrigado e até à próxima leitura 😉

Deixe um comentário