Celular Samsung que Reinicia Sozinho – Como Resolver o Problema?

Existem várias razões que podem fazer com que o seu celular Samsung reinicie sozinho, sendo este um problema bastante comum. Isso pode ser provocado por aplicativos de terceiros, bugs ou até mesmo incompatibilidades, sendo essencial manter o seu dispositivo atualizado.

Falhas de hardware também podem fazer o seu Samsung reiniciar, nomeadamente em casos de superaquecimento, bateria com problemas ou no pior cenário possível um problema na placa-mãe do dispositivo.

Atualização: Muitos usuários começaram a reportar este problema após a última atualização de sistema (para o One UI 6.0). Incrivelmente, a única forma de recuperar a estabilidade no dispositivo é desligando a Wi-Fi. Ainda não existe uma atualização para corrigir este problema, embora possa experimentar a solução 5 (Reposição de fábrica) para reverter a atualização.

Como diagnosticar o seu Samsung?

1- Manter o dispositivo atualizado: Verifique se o seu dispositivo possui as atualizações mais recentes. Por norma, as atualizações conseguem corrigir erros e falhas no seu dispositivo. Para verificar se existem atualizações pendentes, basta aceder às Definições (Configurações) – Atualização de software – Transferir e instalar.

atualizar samsung

Caso existam transferências pendentes, as mesmas serão baixadas e posteriormente instaladas, fazendo com que o seu dispositivo reinicie, mas neste caso para dar inicio à instalação.

2 – Remover apps recentes

Por vezes, os aplicativos podem apresentar um comportamento instável, fazendo com que o seu telefone reinicie. Remova aplicativos que tenha instalado recentemente. Também os aplicativos que já se encontravam instalados no dispositivo podem ser “problemáticos”. Para verificar se algum deles foi atualizado recentemente, aceda à Play Store e toque na imagem do seu perfil – Gerir Apps e dispositivos. No separador “Gerir” verifique quais os apps que foram atualizados recentemente.

apps atualizadas recentemente

3. Reinicie em modo segurança

Iniciar o celular em modo segurança, carrega apenas os aplicativos “nativos”. Essa é provavelmente uma das melhores formas de comprovar se um aplicativo externo está a comprometer o funcionamento do dispositivo. Para entrar em modo de segurança basta aceder ao menu de Configurações e toque no botão “Power”.

botão power samsung

Toque sem largar no botão “Desligar”, fazendo surgir uma mensagem indicando se pretende reiniciar em modo segurança, a qual deverá confirmar.

Se o seu dispositivo funcionar corretamente no modo segurança, significa que efetivamente um aplicativo está a comprometer o funcionamento do dispositivo, sendo necessário continuar a investigar e desinstalar aplicativos.

4- Desativar Reinício Automático

A Samsung possui uma funcionalidade nativa para otimizar o desempenho, que faz com que o seu dispositivo reinicie sempre que é necessário otimizar o desempenho. Para garantir que esta funcionalidade não provoca reinícios indesejados, aceda às Configurações – Manutenção do dispositivo – Otimização Automática. Desligue o Reinicio automático do dispositivo.

otimização automática samsung

5- Fazer Reset de fábrica

Quando todas as soluções estiverem esgotadas, poderá optar por fazer um reset de fábrica. Isto irá excluir todos os arquivos do seu dispositivo, como tal, é importante garantir que faz um backup dos seus arquivos, e contas (que não esquece senhas de acesso).

Para isso, aceda às Configurações – Gestão Geral – Repor. Antes de avançar com o reset de fábrica poderá experimentar “repor todas as definições”. Se o seu Samsung continua reiniciando, escolha então a opção “Reposição de dados de fábrica” e siga todos os procedimentos sugeridos.

reposicao de fabrica samsung

6- Falha de Hardware

Se essas etapas não resolverem o problema, pode ser necessário procurar assistência técnica, especialmente se o problema for relacionado a hardware. Tal como foi referido, problemas de bateria, ou na placa-mãe podem fazer com que o dispositivo reinicie constantemente. Se o seu Samsung ainda possui garantia, o fabricante irá cobrir os custos (desde que não fique provado que foi mau manuseamento do dispositivo).

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *