Como Aceder ao Menu Diagnóstico Samsung (Manutenção)

Os smartphones Samsung possuem um menu “secreto” de diagnóstico que lhe permite testar praticamente todos os componentes do seu celular. Isso poderá ser uma excelente forma de verificar se o seu celular está 100% funcional, e em caso de problema, identificar o componente defeituoso.

Caso necessite enviar o seu celular para reparação, pode ativar o “Modo Manutenção” impedindo que os seus dados possam ser acedidos (fotografias, aplicativos, etc). Todas as alterações efetuadas nesse modo serão descartadas, ou seja, se o técnico instalar algum aplicativo de teste, o mesmo será excluído após voltar ao modo “normal”.

Como aceder ao menu diagnóstico do Samsung?

Uma das formas mais simples de aceder ao menu de diagnóstico é através do aplicativo “Telefone”. No teclado numérico digite *#0*# que o levará automaticamente para uma janela com diversas ferramentas de teste.

Poderá testar o touch, câmera, os sensores, etc. Caso o seu smartphone se encontre numa situação mais “complicada”, poderá experimentar entrar no menu de recuperação. Para isso, siga estas etapas:

  • Desligue completamente o dispositivo Samsung.
  • Pressione e segure os botões de volume para cima e o botão “Power”;
  • Continue segurando os três botões até ver o logótipo da Samsung aparecer na tela.
  • Assim que o logótipo da Samsung aparecer, solte todos os botões.
  • O dispositivo inicializará no “Modo de Recuperação” ou no “Modo de Download”.
  • Use os botões de volume para navegar pelos menus e o botão Liga/Desliga para selecionar a opção desejada.

Como ativar o modo Manutenção?

Comece por aceder ao menu “Configurações” do seu dispositivo e procure a opção “Manutenção dispositivo e bateria”. Procure a opção “Modo de manutenção” e toque no botão “Ligar”. O seu dispositivo será reiniciado. Será necessário definir se pretende enviar um relatório de diagnóstico à Samsung, ajudando a marca a perceber o que eventualmente correu mal com o seu dispositivo, no nosso caso, vamos desmarcar a “Reiniciar sem criar registo”, visto que estamos apenas a testar esta funcionalidade para si.

modo manutenção no android

No modo Manutenção, o seu Samsung irá apresentar apenas os aplicativos padrão do telemóvel (sem qualquer sessão iniciada). Para sair do modo manutenção, basta aceder ao menu “Configurações” > “Manutenção dispositivo e bateria” > Modo Manutenção. Toque no botão “Sair”. Para sair será necessário confirmar a sua identidade enquanto proprietário do dispositivo, por exemplo, usando a sua impressão digital.

Jorge Sampaio

Jorge Sampaio é um técnico de informática apaixonado pelo sistema operativo Android. Sempre em busca de novas funcionalidades, e testando os limites para partilhar com a nossa comunidade.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *