Como acelerar o Tablet (melhorar performance)

Com o passar do tempo, é normal que o seu dispositivo Android fique mais lento, especialmente quando a memória interna chega perto da capacidade máxima. No entanto, pode recuperar o desempenho original do tablet (e até melhor) com algumas dicas simples.

Como acelerar o Tablet

Como acelerar o Tablet (melhorar performance)

1. Comece por remover ou desativar aplicações que não usa. Dessa forma, consegue libertar espaço na memória do dispositivo e evita que esses aplicativos fiquem a correr em plano de fundo, comprometendo o desempenho e gastando o seu plano de Internet.

Nos tablets mais recentes é possível encontrar o “Modo Desempenho” que permite desfrutar do desempenho máximo do seu dispositivo, sem se preocupar com a bateria. Este modo foi desenhado para conseguir um melhor desempenho nos jogos.

Para ativar, basta aceder às configurações do seu Android e entrar nas opções da “Bateria”. Procure e ative o modo “Desempenho”. Se possui um smartphone Samsung, deverá aceder à opção “Manutenção do aparelho” e ativar o modo desempenho.

modo desempenho no tablet

Em alternativa, poderá sempre baixar um aplicativo específico para esta tarefa do Google Play Store, por exemplo, o Advanced Speed Booster.

Para isso, basta aceder ao menu “Configurações” do Android e entrar no menu “Aplicativos”. Selecione o aplicativo que pretende remover e clique no botão “Desinstalar”.

remover apps no android

Também poderá terminar os aplicativos que estão a ser executados em segundo plano, o que lhe permite libertar memória RAM. Para isso, basta tocar no botão “Forçar Parada”.

2. Desativar as animações

As opções de desenvolvedor permitem libertar algumas opções interessantes no seu dispositivo. Para ativar, aceda ao menu “Configurações” – Sobre o telefone (Sobre o Tablet). Toque várias vezes no campo “Número da versão” até surgir a mensagem indicando que você se tornou um Desenvolvedor.

Agora, procure e ative a opção “Tamanho da animação da janela” e escolha “Animação desligada” para reduzir a exigência gráfica, e tornar a navegação entre menus mais rápida.

3. Desativar widgets e wallpapers animados

Evite usar widget e wallpapers animados reduzem a autonomia da bateria, e condicionam o desempenho do seu dispositivo. Portanto, esqueça aquelas widgets de meteorologia todas “catitas”, ou de email, ou até mesmo do Spotify.

4. Atualize as aplicações

Os aplicativos estão a ser constantemente atualizados, de forma a corrigir erros e melhorar o desempenho. Aceda ao Google Play Store – meus Apps e confira se existem atualizações.

atualizar apps

5. Overclocking

O overclocking é a arte obscura de aumentar o desempenho dos dispositivos, fazendo os componentes trabalhar acima das especificações do fabricante.

Apesar de todos os benefícios que o overclocking pode trazer, é importante salientar que este procedimento (quando mal aplicado) pode danificar o seu dispositivo. Se continua interessado, poderá começar pelo aplicativo “Performance Tweaker“.

performance tweaker

É igualmente importante lembrar que será necessário um dispositivo com root para aplicar o procedimento. Caso tenha dúvidas, poderá consultar o nosso tutorial: Como fazer root no Android sem PC.

6. Possibilidades libertadas pelo Root

O root permite libertar várias funcionalidades avançadas do seu tablet. Além da possibilidade de fazer o overclock (passo 5), é possível instalar uma ROM mais leve, sem os aplicativos do fabricante ou operador, tornando o funcionamento do dispositivo mais fluída.

Pelo lado negativo, o seu dispositivo perde a garantia se fizer o root. Portanto, se estiver a tentar acelerar um tablet antigo, a garantia não será a preocupação, no entanto, se o seu equipamento é recente, deverá ponderar bem a decisão de efetuar o root.

Possui outras dicas para acelerar um tablet? Envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário