Como adicionar uma segunda conta Google no Android

A conta Google está profundamente enraizada no Android, sendo essencial para aceder ao Google Play Store, rastrear a localização do celular, etc. No entanto, podem existir situações em que é necessário adicionar múltiplas contas Google, por exemplo, quando se possui uma conta pessoal e uma profissional.

Sendo assim, como podemos adicionar uma segunda conta Google no Android sem gerar o “caos”, com conflitos entre as contas? Aqui fica um passo a passo.

Como adicionar uma segunda conta Google?

Comece por aceder às “Configurações” do seu Android e toque na opção “Usuários e Contas”. Surgirá uma lista com as várias contas que possui adicionadas no seu Android, o que poderá incluir a conta Google, Facebook, WhatsApp, Messenger, etc.

adicionar segunda conta google no android

Toque na opção “Adicionar uma conta” e escolha o tipo de conta que pretende adicionar, neste caso, deverá tocar no ícone da conta “Google”. Para iniciar o procedimento, será necessário confirmar a sua identidade, por exemplo, usando a sua impressão digital (caso se aplique).

confirmar identidade no android

Por fim, será necessário adicionar o email (ou número de telefone) associado à sua “segunda” conta Google, bem como a respetiva senha de acesso. Deverá ler e aceitar os termos de utilização. Está pronto, a sua conta foi adicionada, embora a “primeira” conta Google vá funcionar como a principal (por exemplo, para aceder ao Google Play Store).

Se for necessário, poderá adicionar outra conta Google bastando para isso repetir o procedimento descrito.

Como remover uma conta Google?

Caso pretenda voltar a usar apenas uma conta Google, basta aceder novamente às Configurações do seu Android e tocar em “usuários e contas”. Escolha a conta Google que pretende remover e no final da página toque no botão “Remover”.

remover conta google

Lembre-se, que se vai vender o seu smartphone, é essencial remover todas as contas Google. Caso contrário, o novo proprietário terá a vida muito complicada, especialmente se formatar o dispositivo para o estado de fábrica, sendo obrigado a introduzir a senha da conta Google que estava associada ao dispositivo (uma proteção antirroubo). Caso tenha dúvidas, envie o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário