Como afinar a guitarra com ajuda do seu Android (Iniciante)

Afinar uma guitarra pode ser um enorme desafio para quem está a iniciar o seu percurso musical. Pelo menos, foi esta a primeira barreira que tive de ultrapassar quando decidi aprender a tocar guitarra. Mesmo com um ouvido “treinado” de muitos anos de piano, não é fácil conseguir encontrar a afinação certa. 

Após ver alguns vídeos no YouTube, e estar perto de desistir, descobri o aplicativo Guitar Tuna, que torna a afinação da guitarra um processo extremamente simples. Evita também a compra de um “afinador de guitarra”

Como afinar a sua guitarra?

Após instalar o Guitar Tuna, deverá escolher o tipo de guitarra que pretende afinar, no meu caso uma de 6 cordas. Agora, escolha a nota que pretende afinar e permita que o aplicativo possa ter acesso ao microfone para analisar o som. 

Conseguirá ver uma comparação em tempo real do som capturado, bem como a indicação do tipo de afinação que deverá realizar. Algo extremamente útil e eficaz.

afinar guitarra no android

O Guitar Tuna possui ainda outras ferramentas interessantes, especialmente para quem está a iniciar, que lhe permitem aprender acordes, bem como alguns jogos para o ajudar a desenvolver a sua memória e sensibilidade musical. O Guitar Tuna está ainda próximo de lançar a funcionalidade “GuitarTuna Play” que disponibiliza uma biblioteca de acordes e letras das suas músicas favoritas.

Alternativa…Like a BOSS

Se procura uma alternativa mais “profissional”, que lhe permita alterar parâmetros avançados (como regular as frequências), certamente irá gostar do aplicativo “BOSS Tuner“. O visual do aplicativo não é o mais “deslumbrante”, mas em termos de afinação, o aplicativo cumpre na perfeição o que promete.

De salientar, que o Boss Tuner suporta um vasto leque de instrumentos. O aplicativo fornece ainda as últimas novidades de produtos “Boss” na secção “News”, sendo a única “publicidade” que irá encontrar no aplicativo. Caso conheça outro aplicativo que mereça destaque, poderá enviar o seu comentário para o Dicas Droid 😉

Deixe um comentário